Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 23, na sede do Cpers de Frederico Westphalen, uma coletiva de imprensa com o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Sul, Miguel Rossetto. Durante o encontro Miguel apresentou suas propostas de governo, destacando pontos como a agricultura familiar e o desenvolvimento regional.
Rossetto estará concorrendo pelo Partido dos Trabalhadores e, questionado, o pré-candidato também debateu sobre as áreas da saúde, segurança pública, além de abordar sobre o cenário político atual. Confira a coletiva na íntegra:
Sobre Miguel Rossetto
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Vale dos Sinos (Unisinos), Miguel Soldatelli Rossetto, entrou na política no fim dos anos 70 por meio do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e integrou a primeira executiva nacional da sigla. Miguel Rossetto se candidatou em 1982 a deputado estadual, mas não foi eleito.
Em 1996, se elegeu deputado federal; dois anos depois, acompanhou, como vice-governador, a chapa vencedora encabeçada por Olívio Dutra (PT) para o governo do estado gaúcho. Tentou reeleição também como vice em 2002, acompanhando Tarso Genro. No ano seguinte, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva o nomeou ministro do Desenvolvimento Agrário.
Tentou, sem sucesso, em 2006, uma vaga ao Senado. Voltou à pasta do Desenvolvimento Agrário em 2014, no governo de Dilma Rousseff (PT). Foi ainda presidente da Petrobras Biocombustível e secretário-geral da Presidência da República no governo Dilma.