‘Nós vamos, definitivamente, resolver o problema da enchente’, diz Lula em visita ao RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre as ações de reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes durante entrevista à Rádio Gaúcha, do Grupo RBS. Em agenda no estado, Lula deve realizar a entrega de moradias, abertura de um centro oncológico e inauguração das obras do viaduto da Scharlau nesta sexta-feira (16).

Durante a entrevista, Lula citou as obras de drenagem anunciadas no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Ao todo, 38 projetos receberão um montante de R$ 6,5 bilhões do governo federal.

“Nós vamos definitivamente resolver o problema da enchente desse estado”, afirmou Lula.

O presidente afirmou que todas as pessoas que perderam suas casas durante a enchente de maio vão receber novas moradias através do “Minha Casa, Minha Vida”. Lula não deu prazos, dizendo que a entrega depende da agilidade dos municípios, do estado e da União.

“Eu prometi e vou garantir que todas as pessoas que perderam sua casa vão receber casa do ‘Minha Casa, Minha Vida’. As pessoas que ganham até dois salários mínimos, na faixa 1 e 2, vão receber a casa, efetivamente, de graça. E as pessoas que ganham na faixa 3 e 4 vão receber R$ 40 mil para dar de entrada nas casas”, disse.

Lula reclamou das críticas do governador Eduardo Leite (PSDB), que já disse ter “cansado de esperar” os anúncios do governo federal para o estado.

“Eu às vezes fico incomodado, porque o governador ele nunca está contente com as coisas. O governador deveria um dia me agradecer: ‘Lula, obrigado pelo tratamento que você está dando ao Rio Grande do Sul, porque o Rio Grande do Sul nunca foi tratado assim'”, comentou Lula.

O presidente disse que “ninguém será tratado diferente” por não gostar do PT e que não faz política para governador.

 

“O governador também fala todo dia ‘é insuficiente, insuficiente, insuficiente’. Tudo é insuficiente”, afirmou Lula.

Fonte: g1 RS
Foto: Reprodução