Morre Dercy Furtado, primeira vereadora eleita de Porto Alegre e mãe do cineasta Jorge Furtado

Morreu na madrugada de domingo (21) a primeira vereadora eleita de Porto Alegre, Dercy Furtado, segundo confirmou o cineasta Jorge Furtado, filho de Dercy, em postagem nas redes sociais.

“Dercy viveu 96 anos, e não veio ao mundo a passeio. Deixa uma história de vida muito bonita e muita saudade”, diz Furtado.

A ex-vereadora tinha 96 anos e faleceu em casa. Ela deixa seis filhos – além de Jorge, Cláudio, Sérgio, Nina, Maria da Graça e Thaís – 14 netos e 11 bisnetos.

Atuante no trabalho social e na igreja, candidatou-se à Câmara de Vereadores da Capital em 1972, quando foi eleita com 10,2 mil votos. Antes dela, somente Julieta Battistioli havia ocupado uma vaga no Legislativo municipal, na década de 40, porém como suplente.

Em 1975, Dercy foi eleita deputada estadual, a terceira mulher a ocupar o cargo. “Ela fez um projeto, na década de 1970, que retirava do Estatuto do Funcionalismo Público a obrigatoriedade das mulheres trabalharem de saia. Sim, as funcionárias públicas gaúchas não podiam usar calças compridas no trabalho até a década de 1980”, relata Jorge Furtado.

Dercy também foi comentarista de programas da RBS TV. Aos 70 anos, entrou no curso de História, se formando aos 74.

O velório ocorreu neste domingo no Cemitério Jardim da Paz, no bairro Agronomia, em Porto Alegre.

Fonte: g1 RS
Foto: Elson Sempé/Câmara de Vereadores de Porto Alegre