Novas mudanças em relação à distribuição de medicamentos cedidos pelo Estado estão sendo tomadas, o qual garante que os pacientes recebam os seus medicamentos em sua residência, não necessitando mais se encaminhar até o Posto de Saúde, na Farmácia de Medicamentos Especiais. O objetivo principal é garantir o acesso efetivo aos medicamentos selecionados para o tratamento de Hipertensão, Diabetes, Dislipidemia, Hipotireoidismo, Asma, entre outros.
Enquadram-se neste programa aqueles pacientes que estão com Processos Judiciais de Medicamentos, em que, após este ser deferido, cabe ao Estado enviar o medicamento diretamente para o paciente, através dos Correios. Para a distribuição destes remédios foi contratada, através de licitação, a Empresa Nunes Farma, do Estado do Paraná.
Os idosos com mais de 60 anos, que têm processo administrativo de medicamentos do Estado (AME- Administração de Medicamentos Especiais), também podem receber os medicamentos em casa através do Programa Remédio em Casa, ou podem escolher se preferem receber em casa ou retirá-los no Posto de Saúde.
Caso exista alguma insatisfação por parte dos beneficiários do programa, é aconselhado que os mesmos procurem a Ouvidoria do SUS, que se encontra na 19ª Coordenadoria de Saúde. Esta Ouvidoria nada mais é que um espaço em que a população pode expor as suas reivindicações, denúncias, sugestões e também elogios referentes aos diversos serviços prestados pela mesma.
O Município não possui interferência na distribuição dos medicamentos, sendo o mesmo apenas de competência do Estado. Porém, atualmente, tal processo está passando por um período de adaptação, em que neste momento o município está novamente fazendo a distribuição até o Programa ser reorganizado.
No caso dos medicamentos de responsabilidade do município, estes continuam sendo normalmente distribuídos, podendo ser retirados na Farmácia Básica ou na Farmácia Popular.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen