Conforme informações do Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 140 milímetros de chuva em menos de uma hora em Frederico Westphalen. A intensidade da chuva no curto período de tempo ocasionou alagamentos e atingiu residências.
Em função disso, o comitê definiu algumas ações emergenciais. Confira:
Lista de contatos de urgência: a prefeitura disponibilizou uma série de contatos telefônicos para a população que precisar de suporte. Em tais contatos, o morador pode solicitar amparo para todas as adversidades decorrentes da enxurrada:
- Secretaria de Assistência Social e Habitação: (55) 99113-0519 – Luciane
- Defesa Civil municipal: (55) 99623-9424 – Gilberto
- Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos: (55) 99964-3410 – Paulo
- Secretaria da Administração (55) 99992-2426 – Marizete
Distribuição de lonas: moradores que precisarem de lonas devem contatar o Corpo de Bombeiros de FW, que está fazendo a distribuição desses materiais. O número é (55) 3744-4925.
Arrecadação de móveis, cobertores e colchões:a Secretaria da Assistência Social e Habitação está arrecadando móveis, cobertores e colchões para doação às pessoas atingidas pela enxurrada. Os materiais podem ser entregues direto na secretaria, que fica na Travessa Adão Franciscatto, n° 89, bairro Fátima (próximo ao Promenor). Quem não puder ir até a secretaria fazer a entrega pode contatar o número (55) 99113-0519 ou (55) 9 9993-6996 que a equipe vai até o local fazer a retirada do donativo.
Vistorias em locais atingidos: desde o início da noite, as equipes da Administração Municipal e os órgãos de socorro e segurança estão visitando os locais mais atingidos pelo evento climático. O objetivo primeiro é amparar as pessoas atingidas. Também ocorre a verificação das demandas da população, definição das prioridades de atuação e contabilização de danos humanos e materiais. Ao longo da terça-feira (19), os resultados dessas vistorias serão apurados e divulgados e novas medidas poderão ser anunciadas.
Decreto de situação de emergência: em conjunto com a Defesa Civil, a Administração Municipal avalia a possibilidade de emitir decreto de situação de emergência para enfrentamento dos prejuízos humanos e materiais causados pela enxurrada.
Novas informações a qualquer momento.