Investimento do Estado em acessos asfálticos em 2024 é tema de palestra na Expointer

Os investimentos do governo do Estado em acessos asfálticos foram o tema de palestra do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, na Casa da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na Expointer, em Esteio. Durante a reunião, na manhã desta quarta-feira (28), na Comissão dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, Costella detalhou aos prefeitos presentes que, somente em 2024, foram concluídos seis acessos municipais: em Centenário (ERS-477), em Montauri (ERS-447), em Pinheirinho do Vale (ERS-528), em Mariano Moro (ERS-426), em Cruzaltense (ERS-483) e em Lagoa Bonita do Sul (ERS-400).

Pauta fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, a construção dos acessos foi destacada por Costella como uma das metas da gestão do governador Eduardo Leite.

“Lembro que, em 2019, tínhamos 62 cidades sem acesso asfáltico. Hoje, já temos 23 concluídos e 18 em obras, o que demonstra o compromisso do governo com esse tema. Cada acesso concluído muda a vida da região, movimenta a economia, tem um impacto social muito grande”, destacou Costella.

Durante a palestra, o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, apresentou detalhes dos dez acessos que estão com obras por começar e dos 11 que estão em fase de atualização de projeto. Faustino lembrou que, mesmo com as intervenções necessárias para reconstrução do Estado, por conta das enchentes, as obras dos acessos seguirão seu cronograma. “Os acessos sempre foram nossa prioridade e continuarão sendo”, disse o diretor-geral do Daer. 

Prefeitos ressaltam a importância dos acessos

Elomar Kologeski, prefeito de Barão do Triunfo, que está com obras do acesso em andamento, salientou que o acesso será fundamental para auxiliar no desenvolvimento do município. “Vai ajudar no escoamento de lenha, fumo e carvão. Será importante para a cidade e para a região”, ressaltou.

Marcus Bandeira, prefeito de Nova Ramada, cidade que está com obras por começar, afirmou que o município espera há mais de 20 anos pelo acesso. “Será fundamental para escoar nossa produção, que é basicamente agrícola, e para a atração de investimentos.” 

A prefeita de Quevedos, Neusa dos Santos Nickel, lembrou que seu município está na lista dos acessos para atualização de projeto e elogiou a iniciativa da Famurs e do governo do Estado, em reunir os gestores e mostrar o andamento dos trabalhos. “Nós, enquanto prefeitos de municípios pequenos, sofremos com a falta de acesso. Mas o governo sempre dialogou com a gente. Hoje, estamos vendo todo o empenho. Acreditamos no trabalho de vocês”, destacou Neusa.

Texto: Ascom Expointer
Edição: Ascom Expointer

Comentar