Inmet emite alerta para risco de tempestade no RS a partir desta noite

Nesta terça-feira (28), a instabilidade chega a grande parte do Estado. Uma frente fria se desloca pelo oceano ajudando a canalizar umidade para o território gaúcho e, combinada com a baixa pressão atmosférica, favorece a formação de nuvens carregadas. Dessa forma, a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia na Região Metropolitana, na Serra, no Norte, no Noroeste e na Região Central. Já na Campanha, no Sul e na Fronteira Oeste, a condição é de bastante nebulosidade e pancadas de chuva isoladas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, um laranja e outro amarelo para o risco de tempestade neste início de semana. O aviso amarelo é válido até as 20h desta segunda-feira (27) e abrange a Fronteira Oeste e o Norte, com risco potencial de chuva de até 50 mm/h, vento de 60 km/h e possibilidade de granizo. 

Já o alerta laranja é válido até as 21h desta terça-feira e aponta que o Norte, a Serra, o Litoral Norte, as Missões, o Vale do Taquari e o Vale do Paranhana podem ter chuva de até 100mm, vento de até 100 km/h e queda de granizo. Existe risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos. Para que se tenha uma ideia, a média do volume de chuva para o mês de novembro nessas regiões varia entre 140mm e 180mm.

Os maiores volumes de chuva estão previstos para municípios da Serra, como Veranópolis, e do Vale do Taquari, como São Valentim do Sul: 48 milímetros. Essa quantidade representa até 30% da média para o mês de novembro. Em Porto Alegre, a chuva pode atingir 25mm ao longo do dia, o que representa 18% da expectativa para esta época.

A temperatura não deve sofrer grandes mudanças. Ao amanhecer, São José dos Ausentes, na Serra, registra a mínima do dia: 13ºC. Já a máxima do Estado será registrada pelos termômetros de Quevedo e Pinhal Grande, ambas na Região Central: 31ºC. Na Capital, a variação térmica ficará entre 21ºC e 23ºC.

A partir da quarta-feira (29), o sol deve aparecer na maior parte do dia e em grande parte do Estado, intercalado com pancadas de chuva. Um sistema de baixa pressão auxilia no transporte da umidade para áreas do Litoral, Serra e parte do Norte, mas a possibilidade de temporal diminui. 

 

 

Fonte: GZH.