Iniciadas as obras de revitalização da praça da URI

Espaço cultural e tradicional ponto de encontro da comunidade frederiquense, a Praça da URI está em reformas. As obras de revitalização tiveram início na segunda-feira (14) e são financiadas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), da Prefeitura de Frederico Westphalen e do Fundo Municipal de Cultura.

O projeto de revitalização elaborado pela Secretaria de Coordenação e Planejamento (SePlan) prevê uma série de melhorias. Estão contempladas, por exemplo, a construção de novas calçadas no entorno da praça, substituindo as existentes. Os novos passeios terão piso podotátil e acessibilidade.

O palco multiuso existente no centro da praça será ampliado para comportar apresentações artísticas e culturais. As escadas e demais estruturas da praça serão pintadas e haverá instalação de corrimãos nas rampas e nas arquibancadas. Ainda estão previstos serviços de jardinagem, com a troca da grama em determinadas áreas da praça.

Para a realização das obras foram investidos R$ 132 mil, entre recursos da PNAB, da Prefeitura de FW e do Fundo Municipal de Cultura. Os trabalhos devem ser concluídos até o fim de 2024.

Mais detalhes sobre a obra podem ser consultados no contrato, disponível aqui 

Revitalização da praça foi decidida pela população

A decisão de reformar a praça da URI com os recursos da PNAB foi tomada após votação popular realizada durante uma consulta pública on-line. A consulta aconteceu em abril e teve a participação de 469 cidadãos, dos quais 310 (66,7%) escolheram a praça da URI como local a ser revitalizado com os valores da PNAB.

A outra praça que poderia receber os investimentos era a praça da Fonte, situada próximo da Cotrifred. Embora não tenha recebido o aporte da PNAB, a praça da Fonte também está sendo revitalizada pela administração municipal e será transformada no primeiro espaço pet público da cidade.

Além das melhorias já em execução, a praça da URI deve ter mais obras em breve. Entre elas estão um novo projeto de iluminação para o espaço, que está em fase de elaboração na SePlan.

Comentar