Grêmio termina rodada a três pontos do Z-4 e dá ares de decisão para duelo contra o Juventude

Grêmio foi a São Paulo encarar o Palmeiras com a esperança de somar ao menos um ponto e ganhar mais tranquilidade para as cinco rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Mas a derrota na noite de sexta-feira fez o Tricolor voltar a se preocupar com a zona de rebaixamento e projetar uma decisão no confronto direto contra o Juventude, na retomada do campeonato após a data Fifa.

O Tricolor teve uma atuação muito abaixo diante do Palmeiras, mas só perdeu por 1 a 0 em razão da inspirada noite de Marchesín. Foi a terceira derrota nas últimas cinco partidas (ainda perdeu para Atlético-MG e Inter), com apenas uma vitória no período (sobre o lanterna Atlético-GO).

O time do técnico Renato Portaluppi só perdeu uma posição na tabela – foi ultrapassado pelo Corinthians, que venceu o Vitória no Barradão. É o 12º, com 39 pontos. Mas a distância para o Z-4, que era de cinco pontos, caiu para três. O Juventude venceu o Bahia no Alfredo Jaconi, chegou a 37 e pode ultrapassar o próprio Tricolor em caso de vitória.

Renato está ciente da situação e promete uma outra postura no retorno à Arena. Após adotar uma estratégia defensiva, que garantiu um ponto contra o Fluminense mas se mostrou equivocada no Allianz, o treinador diz que armará um time com maior vocação ao ataque para reencontrar o caminho das vitórias.

 

– Não deu certo o nosso esquema hoje (contra o Palmeiras). Agora temos o Juventude na Arena e vamos mudar nossa maneira de jogar. Em casa, na frente da nossa torcida, precisamos colocar uma equipe mais ofensiva – projetou o técnico.

Diante do Verdão, Renato iniciou com Dodi, Villasanti e Edenilson no meio-campo. Monsalve e Cristaldo, os dois principais criadores do grupo, começaram no banco de reservas. A expectativa é que pelo menos um deles esteja entre os titulares contra o Juventude.

O técnico ainda será obrigado a mudar a defesa. Jemerson levou o terceiro cartão amarelo e precisará cumprir suspensão. Recuperado de lesão, Gustavo Martins foi preservado da viagem a São Paulo justamente pelo fato da dupla de zaga estar pendurada e desponta como o favorito para ser o parceiro de Rodrigo Ely na próxima partida.

A direção gremista também se movimenta nos bastidores para que Renato possa contar com os três jogadores convocados por suas seleções para a disputa das Eliminatórias. Villasanti, Soteldo e Aravena têm compromissos no dia 19, véspera do duelo na Arena. O departamento de futebol estuda fretar voos para que os jogadores retornem mais rápido a Porto Alegre e fiquem à disposição do treinador.

Villasanti é o caso mais complicado, pois o volante paraguaio vai enfrentar a Bolívia em El Alto. Além do traslado ser mais difícil, o desgaste por conta da altitude pesa. As situações de Aravena e Soteldo são consideradas possíveis. Os dois atacantes se enfrentam em Chile x Venezuela, em Santiago, e poderiam retornar para a capital gaúcha no mesmo voo.

O grupo gremista ganhou folga até a tarde da próxima terça-feira, quando se reapresenta no CT Luiz Carvalho e inicia a preparação para o próximo compromisso. Renato terá oito sessões de treinamento para preparar o time em busca dos três pontos. E, claro, afastar a pressão.

– É fácil brigar pelo título. Você joga mais leve e solto do que toda hora entrar com pressão. Uma coisa é entrar com confiança, outra é jogar pressionado. Precisamos melhorar. Mas é procurar treinar na data Fifa e buscar a vitória contra o Juventude – completou o técnico.

Fonte: ge RS

Foto: Marcos Ribolli