Grêmio tem problema no ataque para enfrentar o Juventude e pode ficar sem nenhum ponta titular

A direção do Grêmio prepara uma operação para contar os convocados contra o Juventude, mas corre o risco de nenhum deles ter condição física para iniciar o jogo. Se isso se confirmar, Renato Portaluppi ficará sem ponta titular para montar o time ofensivo que deseja para o duelo decisivo pelo Brasileirão.

Na sexta-feira, Aravena foi escolhido por Ricardo Gareca para iniciar a partida contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O atacante gremista atuou durante os 90 minutos no empate em 0 a 0.

Dessa forma, o jogador se credencia para permanecer como titular na terça, contra a Venezuela, em Santiago, no Chile, às 21h (de Brasília). Nesta mesma partida, no outro lado do campo, Soteldo deve comandar o ataque venezuelano.

Isso indica que, mesmo que cheguem na manhã de quarta em Porto Alegre, os dois pontas do Grêmio estariam desgastados para enfrentar o Juventude. O aproveitamento dos jogadores que estão convocados dependerá da avaliação da comissão técnica, ao se juntarem à delegação gaúcha.

Após a derrota para o Palmeiras, no Allianz Parque, Renato adiantou que promoveria mudanças e deseja armar um time ofensivo. Se os titulares não puderem começar contra o Juventude, a alternativa seria usar os reservas ou voltar a escalar dois meias de criação.

Pavon está recuperado das dores musculares e pode recuperar a titularidade. A última vez que o argentino começou uma partida foi no dia 20 de agosto, na eliminação para o Fluminense, no segundo jogo das oitavas de final da Conmebol Libertadores.

Nathan Fernandes está em um período de treinos com a seleção brasileira sub-20 até dia 19, mas o garoto deve ter condições de atuar. Outra opção é Alysson Edward, de 18 anos, que já faz parte da equipe profissional e está recuperado de lesão no tornozelo. O atacante pode voltar a receber oportunidade.

A outra opção – menos provável – seria algo que Renato rechaçou: Cristaldo e Monsalve começarem o jogo. Na última entrevista coletiva, o comandante ratificou que os dois não iniciam a partida, mas podem jogar juntos dependendo da circunstância.

– Falo que os dois (Cristaldo e Monsalve) não podem jogar juntos no início da partida. Mas tem circunstâncias que podem jogar juntos. Como hoje, faltando 15 ou 20 minutos é uma coisa. Outra coisa é começar com os dois, principalmente tendo os laterais do Palmeiras apoiando bastante – explicou Renato Portaluppi depois da derrota para o Palmeiras.

A próxima rodada ganhou clima de decisão o Grêmio e Juventude. A vitória do Athletico-PR sobre o Galo empurrou o Alviverde para a zona de rebaixamento e diminui a distância do Tricolor para o Z-4 de três para dois pontos.

Renato terá mais dois treinos no CT Luiz Carvalho para definir a equipe que entrará em campo na próxima quarta-feira. O Grêmio recebe o Ju na Arena, às 19h, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: ge RS

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA