Granizo atinge cidades do Litoral, do Sul e da Região Metropolitana de Porto Alegre no RS

Municípios das regiões Sul e do Litoral do Rio Grande do Sul foram atingidos por granizo no final da madrugada desta segunda-feira (23)Os estragos são contabilizados pelas defesas civis municipais.

Há relatos de moradores de Tramandaí, Nova Tramandaí, Jaguarão, Cidreira e São Lourenço do Sul.

A mudança nas condições climáticas fez com que a Defesa Civil estadual emitisse alerta prevendo “tempestades com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento” para as próximas horas.

De acordo com a Climatempo, o motivo da virada no tempo é o avanço de uma frente fria sobre uma área onde estava quente – no domingo (22), fez mais de 30ºC em Porto Alegre. O fenômeno deve espalhar chuva e ar frio por onde passar.

“A condição será de chuva forte e temporais – a maior quantidade de água deve cair entre as regiões de Bagé, Chuí e Pelotas. Capital, Centro e Noroeste do RS, com atenção para pancadas moderadas a forte, independente da chuva, será um dia com bastante vento”, diz a meteorologista Stefanie Tozzo.

As rajadas podem variar em torno de 51 a 70 km/h, podendo se aproximar dos 90 km/h durante os temporais.

Segurança

A Defesa Civil orienta a população a ligar para os telefones 190 e 193 em caso de emergência.

“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança”, divulgou a Defesa Civil.

Fonte: g1 RS

Foto: Divulgação

Comentar