Após uma forte onda de calor, parte do Rio Grande do Sul deve enfrentar uma tempestade nesta quinta (12).
O que aconteceu
Inmet diz que pode chover até 50 mm em algumas regiões. Há previsão de ventos intensos (até 60 km/h) e queda de granizo.
Cidades do centro-sul e oeste do Rio Grande do Norte devem ser atingidas. Entre elas, Porto Alegre e municípios vizinhos, Santa Maria, Novo Hamburgo, Pelotas, Bagé e Uruguaiana.
Na Grande Porto Alegre, manhã será nublada e com chuva fraca. A chance de um temporal aumenta à noite, segundo o Climatempo.
A fuligem de queimadas, conhecida como chuva preta, pode ser vista novamente. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, a chuva preta ocorre quando a água “comum” da chuva que sai das nuvens leva com ela a fuligem que está na atmosfera.
Mudança na temperatura foi causada pela aproximação de uma frente fria e massa de ar polar, que se deslocam em alto mar. Mas o risco de corte de energia, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações é baixa, diz Inmet.
Nas demais regiões gaúchas, o dia será de tempo firme e muita fumaça das queimadas, segundo o Metsul. Amanhã (13), o tempo segue instável no Rio Grande do Sul e se espera chuva na maioria das regiões. Em alguns municípios do norte, pode chover forte com trovoadas e granizo.
Apesar da chuva no Sul, a fumaça das queimadas continua esbranquiçando o céu no Sudeste e Centro-Oeste. No estado de São Paulo, pelo menos 15 focos de incêndios são monitorados. A chuva, necessária para limpar a atmosfera, só deve ocorrer no fim de semana em SP, diz o Climatempo.
Fonte: Uol