Feriado de Tiradentes registra 26 mortes no trânsito gaúcho

Durante o feriadão de Tiradentes, ocorreram em todo o Estado 868 acidentes nas vias municipais, estaduais e federais. De acordo com balanço divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) nesta quarta-feira, 26 pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas e 518 ficaram feridas em variados graus.

A operação Viagem Segura flagrou 164 motoristas alcoolizados e 112 foram enquadrados em crime de trânsito. Os órgãos de fiscalização realizaram 3 mil testes com etilômetro. Em comparação à média das outras 41 operações (contabilizadas desde novembro de 2011), houve um crescimento de 27,6% nos testes de etilômetro realizados, porém um significativo decréscimo de condutores alcoolizados, com menos 41,8%. “Isso pode indicar o início de uma nova cultura, contrária à combinação de álcool e direção”, avalia o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Ildo Mário Szinvelski.

Já o número total de acidentes sofreu uma redução de 11,3%. O número de mortes, porém, cresceu 29,5%, demonstrando que, se os acidentes ocorreram em menor número, sua violência e gravidade se intensificaram.

Nos cinco dias de operação – de sexta a terça-feira – foram fiscalizados mais de 62 mil veículos e registradas 10,5 mil infrações de trânsito. Também foram recolhidas 280 Carteiras Nacionais de Habilitação e 920 veículos foram removidos a depósitos.