Fato ou fake? É falso que adolescentes vacinados contra Covid-19 têm 6 vezes mais chances de problemas cardíacos do que as outras pessoas

O estudo, conduzido nos Estados Unidos, tem sido usado para desestimular a vacinação de jovens. A pesquisa mencionada em uma peça de desinformação que circula pelo WhatsApp ainda precisa passar pela revisão de outros cientistas. Com isso, não é possível chegar a qualquer conclusão sobre o assunto usando essa pesquisa.
Além disso, especialistas apontaram falhas na metodologia do estudo, que se baseia nos dados de um sistema de notificação de eventos adversos. Só que esse tipo de informação não pode ser usada para as análises, porque qualquer pessoa pode fazer uma notificação sobre reações adversas e esses relatos ainda precisam ser investigados.
A plataforma que divulgou o estudo, reforça que os trabalhos ali publicados ainda precisam ser revisados. Os cientistas também advertiram que os dados que embasaram o estudo foram coletados de uma fonte inapropriada, com o intuito de entregar uma mensagem antivacina.
Portanto, a informação de que os adolescentes vacinados contra Covid-19 têm 6 vezes mais chances de problemas cardíacos é falsa.
Essa é uma produção ‘Covid: eu informo’, da Agência Lupa. Antes de ter certeza, tenha dúvida!