O encontro aconteceu às 19h30min, na segunda-feira, dia 06, e abordou assuntos sobre a inclusão digital nas escolas
A palestra “Práticas Comunicacionais na Educação Inclusiva” aconteceu na Escola Cardeal Roncalli e foi ministrada pela Prof.ª Dr.ª Marislei Ribeiro, da Universidade Federal de Pelotas, UfPel, que traz a sua vivência no projeto de extensão que iniciou em 2014 na escola Nossa Senhora de Lurdes, da cidade de Pelotas, e em 2015 agregou a escola Loius Braille quando realiza atividades por meio de programas de inclusão digital na Web rádio e Web TV. Além dela como coordenadora do projeto, conta com a participação de mais cinco alunos bolsistas que auxiliam na realização das atividades.
Os trabalhos desenvolvidos no projeto são a partir de seminários que as escolas realizam e o grupo do projeto faz uma pesquisa e trazem profissionais da área para debater o assunto escolhido. Dessa forma, os alunos bolsistas ainda realizam a cobertura do evento e transformam essas palestras em produções de vídeo e/ou rádio. “Esse trabalho permite criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”, revela Marislei.
Para ela, esse projeto tem como objetivo trazer novas vivências que colaboram na formação de gerações mais capacitadas para integrar o mundo digital. “É um grande desafio utilizar as mídias sociais nas escolas, então é necessário se apropriar delas e trabalhá-la no dia a dia”. Ainda demonstra que é importante uma interação entre o professor e aluno que contribua para o aperfeiçoamento em relação as mídias digitais e as tecnologias de informação e comunicação, TICs. “O professor não é detentor do conhecimento, é um mediador. Dessa forma, deve haver essa interação dos professores com os alunos, pois as tecnologias da geração atual estão muito avançadas em comparação com as gerações anteriores”, completa.
Além disso, Marislei reforça a ideia de que não há como acompanhar essa mudança. “É preciso se apropriar das ferramentas digitais e, assim, vivenciar novas práticas sociais”, finaliza.
Luciane Volpatto/Agência Da Hora