É #FAKE que o TSE tem um funcionário na Jovem Pan para fiscalizar o trabalho de jornalistas

Circula nas redes sociais a informação de que o TSE tem um funcionário na Jovem Pan para fiscalizar o trabalho de jornalistas. Tome cuidado, essa notícia é falsa!

Em um vídeo de um programa da rádio Jovem Pan, o locutor que grava o programa pela tela do computador com a transmissão da atração, afirma que um homem que aparece andando durante a gravação é um funcionário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que a rádio está sendo censurada. No vídeo, um homem caminha por entre os comentaristas do programa “Pânico”.

O vídeo começou a circular depois de uma decisão do TSE que determinou que a Jovem Pan conceda direitos de resposta ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A coligação de Lula reclamou de falas em que os comentaristas afirmaram que o petista “é responsável pelo período mais negro em termos de ética”; que “o petismo é uma escória de pilantras que afundaram o Brasil”; e em que chamaram o candidato de mentiroso e “descondenado”, em referência à anulação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), das sentenças que condenaram Lula na operação Lava Jato.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o homem não é funcionário do TSE nem de nenhum Tribunal Regional Eleitoral. O TSE acrescenta ainda que “também não é verdade que o trabalho executado pela emissora foi ‘censurado’ ou que a Justiça Eleitoral tenha enviado qualquer profissional para controlar os conteúdos divulgados pelo veículo de comunicação”.

Em comunicado, a Jovem Pan informou que o vídeo é um protesto feito pelo programa de humor: “Este foi o protesto do Programa Pânico contra a censura sofrida pela Jovem Pan. É um programa de humor que usa de tais instrumentos para manifestar sua posição crítica”. Mesmo assim, a Jovem Pan não esclareceu quem é o homem que, no vídeo que circula no WhatsApp, é falsamente apontado como funcionário do TSE.

*Com informações de G1