DivulgaCandContas – Plataforma a serviço da transparência e lisura das eleições

DivulgaCandContas disponibiliza informações sobre candidaturas e contas eleitorais. A plataforma permite a pesquisa por contornos nacionais ou regionais, por estados ou municípios.

Lá, é possível consultar dados sobre a arrecadação e os gastos de uma candidata ou candidato, o ranking de doadores e o de fornecedores, bem como a base de dados de doações do financiamento coletivo. Também é possível pesquisar sobre as propostas de governo, declarações de bens, limites de gastos e prestação de contas apresentadas à Justiça Eleitoral.

Além disso, a plataforma permite consultar o histórico de candidatas e candidatos em pleitos anteriores e apresenta números relacionados à evolução do eleitorado do país e de mesárias e mesários.

A plataforma proporciona uma experiência eficiente e acessível, sendo a atualização de informações permanente e acompanhando o calendário eleitoral.

Quer saber onde pesquisar dados sobre a arrecadação e gastos de uma candidata ou candidato? 

Desde o dia 20 de julho, os partidos, as candidatas e os candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem enviar à Justiça Eleitoral os dados sobre recursos financeiros recebidos para o financiamento da campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas do recebimento desses recursos, para fins de divulgação na internet. 

As informações sobre os recursos financeiros recebidos e empregados nas campanhas podem ser obtidas no Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas).  

Confira alguns tópicos que podem ser acessados na plataforma com relação a essa questão: 

  • Bens declarados pelas candidatas e candidatos 
  • Nomes de doadores e fornecedores 
  • Limites de gastos para contratação 
  • Financiamento coletivo 
  • Ranking de doadores e de fornecedores 

Os dados relativos aos recursos das candidaturas são atualizados a cada 60 minutos. No dia 15 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará as prestações de contas parciais das campanhas eleitorais. Já as prestações de contas finais serão feitas somente após as eleições. 

Fonte: TRE-RS

Comentar