O Juventude começa nesta sexta-feira a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior contra o Comercial Tietê-SP, a partir das 16h, com transmissão do canal Paulistão no YouTube. O Grupo 12 será sediado na cidade de Tietê, porém, a primeira rodada foi transferida para Santana de Parnaíba devido ao alagamento do Estádio José Ferreira Alves pelas chuvas dos últimos dias.
O time alviverde enviou 22 jogadores para a competição, a maioria deles com idades aquém do sub-20. No campeonato estadual da categoria, a equipe foi eliminada na semifinal para o Grêmio.
Os jogos do Juventude no Grupo 12
- 03/01 – 16h – Comercial Tietê x Juventude (YouTube “Paulistão”)
- 06/01 – 15h15 – Juventude x América-RN (YouTube “Paulistão”)
- 09/01 – 13h – Operário-MS x Juventude (YouTube “Paulistão”)
Uma parcela do elenco, porém, garantiu experiência durante a Copa FGF, no segundo semestre de 2024, pelo time B, que ficou em segundo lugar. Outro trunfo é o trabalho de longo prazo do técnico Filipe Dias, que levantou a taça do Gauchão sub-17, em 2022, com a base dos garotos que estarão em campo nesta Copinha.
– A expectativa é a melhor possível. A gente tem feito uma boa preparação. Trabalhamos pós-natal até a viagem, com testes bem pontuais que podem acontecer ao longo da competição – afirmou Dias em entrevista à Rádio Caxias.
Veja em quem ficar de olho no Juventude:
Luiz Turatto (goleiro)
Com 18 anos, o goleiro de 1,91m carrega na bagagem experiências de seleções brasileiras. Foi testado duas vezes em 2024 em partidas do Brasileirão de Aspirantes, nas derrotas para o Santos por 3 a 1 e para o Bragantino, por 2 a 0.
Clébio (zagueiro)
Aos 20 anos, será o jogador mais velho do elenco do Juventude e braço direito do técnico Filipe Dias dentro de campo. Disputou todos os jogos da equipe nas Copinhas de 2023 e 2024. Agora, terá a responsabilidade de liderar um grupo mais novo e, quem sabe, ganhar de presente a ascensão ao grupo profissional.
Gehring (volante)
Com 19 anos, Guilherme Gehring despontou ainda aos 17 após o título gaúcho estadual. Na última partida de 2022, ano do rebaixamento à Série B, curtiu seus primeiros minutos de Campeonato Brasileiro na derrota por 4 a 1 para o Ceará. Em 2023, atuou 12 vezes na segunda divisão e deu uma assistência. No ano passado, desceu novamente ao sub-20 para ganhar minutos de jogo. Foram 23 partidas. Agora, é um dos líderes do grupo. Tem na saída de bola com condução e passes assertivos as principais características.
Guilherme Teixeira (meia)
É o típico camisa 10, com bom drible, chegada na área e visão de jogo. Destacou-se na Copinha de 2023 e foi emprestado ao Flamengo por uma temporada e meia. De volta em 2024, disputou três competições (Brasileiro de Aspirantes, Gauchão sub-20 e Copa do Brasil sub-20), com três gols marcados em 16 jogos.
Miguel (meia)
Segundo o próprio treinador, é um jogador que “o torcedor está se acostumando a escutar”. Tem cinco gols em 2024, além de assumir o protagonismo em diversas partidas. Na semifinal da Copa FGF, marcou para assegurar a vitória por 3 a 1 sobre o Inter e a classificação à decisão.
Confira o elenco do Juventude:
- Goleiros: Luiz Turatto e Joaquim
- Zagueiros: Clébio, Eduardo Lopes, Bernardo, Kauã Costa e Matheus Henrique
- Laterais: João Karan e Gabriel Borges
- Meio-campistas: Gehring, Nico, Yuri, Matheus Alemão, Guilherme Teixeira, João Trevisol, Luisinho, Alê Moller e Mauricio Sasso
- Atacantes: Marlon Santos, Miguel, Lucas Fernandes e Roberson
Fonte: ge RS