Nos próximos sete meses, a Cooperbio estará capacitando mais de 250 agricultores e agricultoras da região. No mês de agosto terão início diversos cursos de capacitação profissional na sede da Cooperbio em Seberi. Os cursos são ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), em parceria firmada entre a cooperativa e o Instituto Federal Farroupilha; e com o programa Eco Forte, que integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) por meio do Instituto Cultural Padre Josimo, que integra a Rede MPA de Agroecologia.
A metodologia de realização dos cursos e capacitações se dará por etapas, facilitando a participação dos educandos. Por meio do PRONATEC os cursos ofertados são: Agricultor Familiar, Agricultor Orgânico e Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas. Já os cursos oferecidos pelo Eco Forte são Solos I e II, Teatro e Cultura Popular, Agroflorestas e Oficinas de capacitação nas comunidades rurais.
Os cursos são direcionados aos agricultores cooperados e beneficiários dos programas executados pela Cooperbio, que já vem desenvolvendo iniciativas agroecológicas em suas propriedades.
Segundo o coordenador pedagógico da CooperBio, Martin Witter, os cursos contribuem com a qualificação dos agricultores que estão buscando melhores condições de trabalho e permanência no campo, interessados em produzir alimentos saudáveis e construir alternativas que possibilitem maior autonomia frente ao modelo dos agrotóxicos e dos transgênicos. “Estes momentos de formação, de resgate de conhecimentos e de construção de novos conhecimentos voltados a produzir insumos ecológicos, de olhar sobre a gestão da propriedade, da importância da diversificação de cultivos e dos cuidados com o solo, serão muito importantes neste processo; além de oportunizar um momento rico de troca de experiências entre estes agricultores” ressalta.
Comunicação CooperBio