Conselho de Cultura propõe ampliação do orçamento para a cultura de Frederico Westphalen

Na última semana, o Conselho Municipal de Cultura(CMC) se reuniu na Câmara de Vereadores com o economista Adriano Reis, para discutir o no Plano Plurianual (PPA 2022-2025), proposta orçamentária do Executivo municipal para os próximos anos. 

Na oportunidade, Adriano explicou o funcionamento do PPA e analisou o documento proposto pelo CMC, o qual propõe a ampliação dos recursos apresentados pelo Executivo, bem como uma melhor especificação e clareza deste  orçamento. 

Para o conselheiro, professor Dr. Joel Felipe Guindani, a importância da atuação do Conselho neste momento se pauta pela diversidade de setores que compõem a entidade e que conhecem o potencial simbólico e econômico da cultura para Frederico Westphalen: 

“Vários estudos e pesquisas comprovam que quanto mais se investe em cultura, maior é o retorno econômico – fiscal e de geração de empregos – para o município. As cidades que mais investem em cultura, na formação profissional e em espaços de exibição, venda e comercialização, são aquelas cidades que já entraram na roda da economia criativa e de ponta”, destaca.

Nesta reunião, o fundo de cultura também foi pauta bastante discutida. Decidiu-se que ele será, inicialmente, incluído no orçamento com recursos do próprio Executivo, assim como outras ações de capacitação e os recursos para entidades, os quais ainda não estavam especificados no PPA. 

*Conselho Municipal de Cultura de Frederico Westphalen