Com 100 vagas e salário de R$ 20.353,06, o governo do Rio Grande do Sul abriu o concurso público para o cargo de delegado de Polícia. O edital foi publicado, nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Estado.
As inscrições devem ser realizadas no site da Fundatec entre os dias 26 de fevereiro e 27 de março. A taxa de inscrição no valor de R$ 187,77 pode ser paga até 28 de março.
Para se candidatar, é preciso formação em Direito completa, ter no mínimo 18 anos até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional, haver exercido atividade jurídica ou policial pelo período mínimo de três anos, até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional.
Do total de vagas, 74 são para acesso universal, 16 para negros ou pardos e 10 para pessoas com deficiência, desde que sejam compatíveis com as “habilidades e as aptidões exigidas para o cargo”.
O concurso será realizado em duas etapas. Na primeira, serão aplicadas provas de capacitação intelectual, prova de capacitação física, sindicância da vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica. Já a segunda etapa é o curso de formação profissional.
Função do delegado
O delegado de Polícia tem como responsabilidade presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos que tiverem relação com crimes e solicitar perícias; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão; dirigir e orientar a investigação criminal, entre outras funções. Na fase inicial da carreira, os aprovados deverão dedicar 40 horas semanais para a Polícia
Datas
26/02 a 27/03
Período de Inscrições pela internet, através do site da Fundatec
26/02 a 28/02
Período para solicitação de isenção da taxa de inscrição
24/04
Edital de publicação das inscrições homologadas – lista preliminar de inscritos
11/05
Edital de convocação para a realização da prova escrita preambular – com data, hora e local
20/05
Provável data para aplicação da prova escrita
26/06
Edital de resultado das notas definitivas da prova escrita – fase preliminar
29/06
Lista de classificação da prova escrita em ordem de classificação – fase preliminar
Fonte: C.P