Conab doa alimentos à Terra Indígena Guarita neste sábado (26)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai doar 2.400 kits de alimentos à Terra Indígena Guarita, localizada entre os municípios de Erval Seco, Redentora e Tenente Portela, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. A primeira entrega, de 500 kits, será realizada neste sábado (26), como parte das atividades em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, com a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto, e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Cada kit pesa 21 kg e é composto por 10 kg de arroz, 4 kg de feijão, 2 kg de farinha de trigo, 1 kg de macarrão, 1 kg de açúcar, 1 kg de melado, 1 kg de farinha de milho e 1 litro de óleo. Os alimentos vão ajudar no combate à insegurança alimentar e nutricional dos povos Kaingang e Guarani que vivem no local. O investimento do governo federal na ação é de R$ 306 mil.

Durante o evento, também será assinada a liberação de recursos federais, na ordem de R$ 500 mil, para execução de projeto de Compra com Doação Simultânea, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab. O projeto foi apresentado pela Cooperativa Mista dos Povos Indígenas e Agricultores Familiares (Cooperfamiliar), de Tenente Portela, e vai reforçar a alimentação em escolas indígenas do território.

Além das ações envolvendo a Conab, a solenidade contará com apresentações culturais e ato político com a participação de diversas outras lideranças e autoridades, como prefeitos da região.

A Terra Indígena Guarita

Com 24.600 hectares, a Terra Indígena Guarita abriga cerca de 7.800 indígenas. Aproximadamente 9.000 hectares são usados para o cultivo, enquanto o restante permanece como mata nativa. O território conta com 11 escolas Kaingang, duas escolas Guarani, uma cooperativa e 19 aldeias espalhadas pelos municípios de Erval Seco, Tenente Portela e Redentora.

Programação:

10h30 – Acolhida ao público e atendimento à imprensa;
12h – Ato político da Festa em Comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, com entrega de alimentos e assinatura de liberação de recursos do PAA/Conab, seguido de almoço com lideranças e população local.