Nesta quarta-feira, 18, a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e familiares dos professores Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto realizarão uma homenagem aos docentes mortos durante um assalto no dia 25 de julho. O crime, que segue em investigação pela Polícia Civil, ocorreu quando os professores retornavam de uma atividade de campo com estudantes na Floresta Nacional de Passo Fundo.
Fortes e Turchetto foram surpreendidos por dois criminosos na chegada ao hotel em Mato Castelhano, onde estavam hospedados. Após tentarem reagir ao assalto, ambos foram baleados e morreram no local. A coordenadora do curso de Engenharia Florestal da UFSM, professora Josita Soares Monteiro, destaca a importância da homenagem:
— Faremos um plantio de duas mudas de ouro pardo, árvore significativa para o manejo florestal, como forma de honrar a memória e o trabalho dos nossos colegas, que eram profissionais excepcionais e pessoas admiradas por todos.
O ato simbólico ocorrerá às 10h, em frente à biblioteca do Centro de Ciências Rurais, onde também será descerrada uma placa em homenagem aos docentes. A professora Josita também ressaltou a comoção da comunidade acadêmica e a demanda por justiça:
— A perda é irreparável, e a comunidade espera uma resposta para que um crime dessa gravidade não fique impune –, disse a coordenadora.
Relembre o caso
Na madrugada de 25 de julho, dois homens armados invadiram o Hotel Romanttei, em Mato Castelhano, e anunciaram um assalto, rendendo a proprietária e os hóspedes. Durante o crime, exigiram transferências via Pix, mas sem sucesso. Por volta das 3h, o grupo de professores e alunos da UFSM chegou ao hotel e também foi rendido. Em uma tentativa de reação, Fortes e Turchetto foram baleados e mortos. Os criminosos fugiram com pertences das vítimas, e a polícia já realizou prisões, embora as investigações sigam em andamento.