No Comunicult desta sexta-feira, 22 de novembro, recebemos no estúdio da Rádio Comunitária a Primeira-Dama Sirlei Panosso e a Diretora do Departamento de Cultura Elizete Toledo, para conversarmos sobre o Frederico em Luz, que começa no próximo domingo, 24 de novembro. A primeira-dama é a responsável pelo evento desde a sua criação, há 15 anos, e aponta o desafio em manter a qualidade do projeto, trazendo novidades e melhorias em todos os anos, e em transformar a cidade de Frederico Westphalen nesta época natalina.
Sirlei afirma: “Todo ano é um sucesso, a gente está aí fazendo, decorando a nossa cidade, vendo as crianças, os pais, as mães, vir pra praça.” Para Elizete, esse momento ainda proporciona um retorno significativo para a economia local, através da presença de moradores e turistas de cidades vizinhas. O Frederico em Luz é um evento promovido pela Prefeitura de Frederico Westphalen, com decorações luminosas e atrações culturais durante os meses de Novembro e Dezembro.
Neste ano, a programação do evento ocorre entre 24 de novembro e 23 de dezembro, oferecendo à população frederiquense atrações culturais de diferentes formas. A abertura do Frederico em Luz acontece no domingo, 24 de novembro, às 20h, na Catedral, localizada na rua Monsenhor Vitor Batistella, e terá shows de fogos de artifício, apresentação da Banda Noel Show e um espetáculo especial de Natal.
A chegada do Papai Noel está marcada para o dia 1 de dezembro, domingo, às 20h, na Catedral. As organizadoras afirmam que este momento é sempre surpreendente, tanto para as crianças, mas também para os seus responsáveis, e que este ano o Papai Noel chegará de forma diferente. O momento de chegada é um dos mais esperados pela população frederiquense.
Além disso, a Diretora do Departamento de Cultura, Elizete Toledo, reitera que o Frederico em Luz possui 14 dias de programação durante o mês, envolvendo artistas da região, mas também as crianças do município de Frederico Westphalen, que participam da Árvore Cantante, marcada para o dia 8 de dezembro, às 20h, em frente à Catedral.
Texto: Isabeau Cotrim