Uma comitiva liderada pelo prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, foi recebida, nesta terça-feira (15/02), pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para reforçar o pedido de apoio ao governo estadual para agilizar as obras e a compra de equipamentos para o Hospital Público Regional (HPR) de Palmeira das Missões. O presidente da Frente Parlamentar em defesa do HPR na Câmara Federal, deputado Henrique Fontana, considerou a reunião muito positiva. “A secretária reafirmou o compromisso do estado com o HPR como investimento prioritário e disse que vai se empenhar pela liberação de recursos do governo federal. Nosso esforço agora é pela conclusão das obras até o final de 2023”, afirmou após o encontro.
Fontana, um dos principais articuladores desde o início do projeto do HPR, também se comprometeu em trabalhar para garantir a indicação de uma nova emenda da bancada federal gaúcha no fim deste ano e ressaltou que o apoio do governo gaúcho será fundamental nessa articulação. “Ajudei a pensar e vi nascer esse projeto, estratégico para a saúde do nosso estado. Precisamos agora garantir recursos do orçamento do Rio Grande do Sul para a compra dos equipamentos e todo o empenho da administração estadual para pressionar pela liberação dos recursos da União que já foram aprovados e aguardam empenho”, salientou.
A secretária Arita acolheu as demandas e solicitou um projeto detalhando os equipamentos necessários para o funcionamento da instituição. Com 55% das obras concluídas, o investimento previsto na construção do HPR é de R$ 165 milhões – dos quais R$ 68 milhões já estão liberados-, e a sua conclusão no final do próximo ano. A Hospital terá atendimento 100% SUS para uma população estimada em 500 mil habitantes em uma região que abrange 72 municípios.
Além do prefeito e do deputado Henrique Fontana, participaram da audiência o presidente da Frente em Defesa do HPR da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Fernandes, o relator do orçamento estadual, deputado Mateus Wesp, o coordenador do Projeto de Implantação do HPR, Gilberto Barichello, o representante da comissão de instalação do HPR, Plínio Simas e representantes da Universidade Federal de Santa Maria.