Clima esquenta no Rio Grande do Sul após duas ondas de frio

O inverno gaúcho, que começou com rigor e duas ondas de frio consecutivas, dará uma trégua nos próximos dias. De acordo com previsões do Climatempo, uma massa de ar quente se estabelecerá na região central do Brasil, elevando as temperaturas no Rio Grande do Sul.

Um bloqueio atmosférico em formação na faixa central do país será o responsável por essa mudança. O sistema contribuirá para a estabilização de uma massa de ar quente em amplas áreas do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul.

Esse sistema de alta pressão em níveis médios da atmosfera intensifica a circulação do ar de cima para baixo. Esse movimento impede a formação de grandes nuvens de chuva e bloqueia o avanço de frentes frias, favorecendo o aumento das temperaturas.

A elevação das temperaturas começará no dia 18 de julho e se estenderá até o dia 25 de julho. Nesse período, boa parte do Rio Grande do Sul registrará temperaturas máximas entre 3°C e 5°C acima da média para a época.

Nas regiões da Fronteira Oeste e Noroeste do Estado, o calor será ainda mais intenso, com valores acima de 5°C e podendo chegar até 7°C acima da média para o mês de julho.

Fonte: Terra

Foto: Brayan Martins/PMPA

Comentar