A MetSul Meteorologia alerta que a chuva voltará a se intensificar no Rio Grande do Sul no momento em que o estado enfrenta novamente enchentes pelos altos acumulados de precipitação do fim de semana.
No final da manhã desta segunda-feira, o nível do Rio Taquari em Estrela estava em 23,20 metros e ainda subia com tendência de gradual elevação ainda no restante do dia com a água que desce da Serra.
A vazão afluente na usina Castro do Alves, no Rio das Antas, atingiu um máximo de 6974 metros cúbicos por segundo no final da madrugada e depois começou a baixar, embora os valores sigam muito altos.
Com isso, o pico da cheia no Vale do Taquari não é iminente porque há grande volume de água ainda por descer da Serra, o que vai manter a elevação do nível durante a tarde e noite desta segunda, mas com marcas distantes dos 33 metros de maio. Já a medição do Rio Caí indicava no final da manhã desta segunda 14,78 metros em São Sebastião do Caí. O Caí ainda subia, mas mais lentamente e deve se aproximar de uma estabilização.
Em maio, o rio passou de 18 metros em São Sebastião do Caí. O que preocupa é a perspectiva de o tempo seguir chuvoso no Rio Grande do Sul e os indicativos dos modelos numéricos é de intensificação da chuva na Metade Norte do estado, justamente onde estão as nascentes de rios como Jacuí, Taquari e Caí.
Todos os modelos numéricos analisados sinalizam que na tarde e noite de hoje deverá chover muito em municípios do Oeste e do Meio-Oeste catarinense, com a chuva avançando na sequência para o Rio Grande do Sul. O recuo da instabilidade associado a uma frente semi-estacionária bloqueada pelo ar seco e quente, que ora se desloca para Norte e ora para Sul com características quentes, vai voltar a trazer chuva forte para o Rio Grande do Sul entre o final desta segunda e o começo da tarde.
Por isso, a MetSul Meteorologia alerta que entre o final da tarde ou noite de hoje e o começo da terça-feira pode chover forte a muito forte com pancadas localmente até torrenciais em pontos do Noroeste e do Norte gaúcho, podendo gerar alagamentos e inundações repentinas.
As regiões de maior risco de chuva forte a intensa entre o final desta segunda e o início da terça são o Noroeste, o Médio e Alto Uruguai, o Alto Jacuí, o Planalto Médio, a Serra (cidades mais ao Norte da região) e os Campos de Cima da Serra. Os mapas a seguir, disponiveis ao assinante (assine aqui), mostram as projeções de chuva do modelo do Centro Meteorológico Europeu para a tarde e noite desta segunda, além da madrugada e a manhã da terça-feira no Sul do Brasil.
Fonte: MetSul