À medida em que ajudam quem precisa, as mais de 90 pessoas que confeccionam fraldas no Centro Profissionalizante de Integração Social (CEPIS) se divertem. Os grupos têm encontros nas terças-feiras à tarde, fazendo render cerca de 450 fraldas por semana, dos tipos geriátricas e infantis. O espaço de confecção funciona com grupos de aproximadamente 20 pessoas, ocorrendo uma rotatividade entre os mais de 90 participantes.
Nesta tarde, 15 de setembro, aproximadamente 15 mulheres ajudaram na confecção de fraldas, umas no recorte, outras no dobramento e outras na colagem. Os grupos que realizam a atividade são coordenados por Rozani Haubert Ponssoni, que destaca a importância da entrega das fraldas para pessoas sem condições financeiras. “Quem faz parte do grupo e é beneficiário
cadastrado recebe um pacote da fralda geriátrica com 20 fraldas e dois pacotes de fralda infantil, contendo 10 unidades cada. Além disso, ocorre a distribuição para comunidade carente”, destaca Rozani. A coordenadora comenta que conta com aproximadamente 8 voluntárias, que auxiliam sem receber os pacotes.
Uma das voluntárias é Sandra Mara Casagrande, 40 anos, que reside em Frederico Westphalen há um ano e meio e trabalha com o grupo desde março. “Me sinto bem aqui, estamos fazendo nossa parte. Faço por que eu gosto de ajudar”, comenta Sandra. Além de voluntárias, pessoas que prestam serviços comunitários também ajudam na confecção das fraldas.
ASCOM Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen