Carlos Dominguez lança livro em Lisboa

Obra “Peabiru – O mítico caminho sagrado do Atlântico ao Pacífico” foi lançado oficialmente na programação da feira do livro da capital portuguesa

A programação da 93ª Feira do Livro de Lisboa, em Portugal, no domingo, 28, teve lançamento de livro de autor gaúcho. O jornalista e professor Carlos Dominguez apresentou a obra “Peabiru – O mítico caminho sagrado do Atlântico ao Pacífico”. Resultado de cinco anos de viagens, pesquisas e entrevistas, o livro foi lançado em um bate-papo com Adriana Mayrinck, da editora In-Finita.

Durante a conversa, Dominguez, que foi professor do curso de jornalismo na UFSM – Campus Frederico Westphalen por quase dez anos, e atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas, ressaltou a importância de falar mais sobre o tema abordado no livro. “É uma daquelas histórias muito pouco contadas. Uma história que fala sobre a raiz, sobre todos os povos que viveram na América do Sul, porém, isso não está na nossa história oficial, que infelizmente é dada apenas a partir de 1500”, comenta Carlos.

Durante a investigação, o autor buscou personagens e suas relações com o Caminho do Peabiru, uma estrada que atravessava o continente muito antes da chegada dos colonizadores. 

“Esse livro é uma daquelas histórias que você nunca acaba de apurar. Foram cinco anos de investigação e poderia ficar mais cinco anos tranquilamente. Além da distância de 4 mil quilômetros entre o litoral do Brasil e o litoral do Peru, há uma riqueza de culturas diferentes. Não é um livro histórico, mas a ideia é mostrar as pessoas que hoje, de alguma forma, têm uma relação com o Caminho do Peabiru”, destaca Dominguez.

Após o bate-papo de lançamento, o autor participou de uma sessão de autógrafos. A Feira do Livro de Lisboa vai até o dia 7 de junho no Parque Eduardo VII, no centro da capital portuguesa.

 

Foto: Fábio Pelinson