Carijo da Canção Gaúcha é homenageado em ala de escola de samba com enredo sobre erva-mate no Carnaval de Porto Alegre

A Escola de Academia de Samba Puro, de Porto Alegre, levou para a Avenida do Samba, na noite de sábado, dia 4 de março, às 21h40, nas alas e alegorias, mais de 500 pessoas engajadas em defender o samba-enredo da árvore símbolo do Rio Grande do Sul, a erva-mate: “Caá Yari – Ouro Verde Tradição e Patrimônio Cultural dos Pampas”, composta e interpretada por Leandrinho LV, entre outros artistas, contou com a participação especial do músico e intérprete José Ricardo Nerling de Palmeira das Missões, em sua estreia como intérprete de samba na capital gaúcha.

Uma das 18 alas representou o Carijo da Canção Gaúcha simbolo de Palmeira das Missões e Considerado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, por força da Lei Estadual nº 12.282/05. A homenageam ao Carijo teve a participação de  palmeirenses com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura de Palmeira das Missões.

Com o enredo, a Samba Puro se manteve no Grupo Prata e ainda arrematou dois importantes prêmios no Carnaval 2023 de Porto Alegre: Estandarte de Ouro pela Comissão de Frente e Estandarte de Ouro para a Bateria Cadência do Morro, e, ainda, as indicações para Prêmio Setor Um: de Carro Abre Alas, Presidente (Allyson dos Santos), Mestre de Bateria (Thiagner Jr.), Primeira Porta Estandarte (Cintia Ferreira) e Rainha de Harmonia (Tanise Oliveira).

Os dois dias do evento foram transmitidos pelos canais de YouTube da Prefeitura de Porto Alegre e da Cubo Play e pelo Facebook do IBRAMATE, com 249 mil visualizações. Considerando somente as visualizações do dia 4, foram 127 mil. Também cobriram o evento, TVE e TV Cultura, além dos principais jornais da capital e do país.

Autoridades municipais, entre prefeitos e secretários, prestigiaram o desfile, como convidados no Camarote do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo: Álvaro José Giacobbo de Doutor Ricardo, Edmar Pedro Rovadoschi de Ilópolis, Evandro Massing de Palmeira das Missões, Jaime Talietti Borsatto de Arvorezinha, e Tiago Manoel Ferreira Michelon de Vespasiano Corrêa e Presidente da AMAT.

Participaram do desfile as comitivas de Arvorezinha, Doutor Ricardo, Ilópolis, Itapuca, Novo Barreiro, Palmeira das Missões, Santo Augusto e Venâncio Aires; o CTG Querência do Mate de Ilópolis que participou com a Invernada Artística Adulta; as Cortes de Soberanas de Doutor Ricardo, Novo Barreiro e Venâncio Aires; e Alberto Tomelero, presidente do IBRAMATE, além dos presidentes dos polos, Cleomar Konzen – Região dos Vales, Clóvis Roberto Roman – Alto Taquari, e Paulo Oscar de Deus Lima – Celeiro/Missões. A iniciativa contou ainda com patrocínio bronze do SindimateRS – Sindicato das Indústrias do Mate do Rio Grande do Sul.

Samba Oficial 2023 – Academia de Samba Puro

Compositores: Leandrinho LV, André Filosofia, Nando do Cavaco, Giuliano Paim, Ronny Potolski, Thiago Talher, Nellipe Costa e Thiago Lobato

Intérprete: Leandrinho LV com participação de

 

O Morro vai sacudir

Quando meu canto ecoar…

“Co Yvy Oguereco Yara”

 

Ô Maria vem sambar (sambar, sambar)

É Conceição, vem ver (vem, vem ver)

Com a Samba Puro provar

“Erva Mate”, orgulho que nos dá prazer!

 

“Mate” a nossa sede de vitória

Da lenda nasceu sua história

Indígena se fez a tradição

Yaríí… rara beleza, fascinação

Com a força de Tupã, da terra fez brotar

Caá… ramos ao fogo, eis o chá

Árvore da vida… bebida que irradia

Cura, proteção e energia

 

Anhangá Pitá, seu sabor encantou…

Dos povoados às cidades se espalhou

Fez brotar a ambição dos estrangeiros

Travando batalhas em chão missioneiro

 

Na imensidão do pampa ao ronco do seu findar

De aroma selvagem, doce amargo paladar

Com gosto de liberdade e bravura, tesouro da nossa cultura

“Revolução” imortal

Comércio e prosperidade, traduz a identidade

“Olha o Mate”! Patrimônio nacional

Saúde, esporte, culinária em poesia

Inovação e tecnologia

Tens o futuro abençoado

Nessa “canção” meu povo brinda o seu legado

Num “beijo de prata”, perfume da mata

Passando “de mão em mão”

Vou na “cadência” balançando a Conceição