Duas novas categorias foram incluídas nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19 nesta terça-feira (6): bancários e trabalhadores dos Correios.
“Essas categorias apresentaram um relatório pormenorizado, descrevendo os aspectos epidemiológicos de cada uma delas. Eu submeti ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), ao Conass e Conasems. Hoje nós tivemos uma posição definitiva para que os servidores dos bancos e dos Correios e Telégrafos fossem incluídos no roll de prioridades”, disse o ministro Marcelo Queiroga ao fazer o anúncio.
Até o fim desta semana, o Ministério da Saúde irá divulgar uma nota técnica com detalhes sobre a imunização dos novos grupos. A partir daí, a pasta começa a enviar doses de vacinas para estados e Distrito Federal vacinarem essas categorias.
A decisão favorável é considerada uma importante vitória pelos bancários, que cobravam a inclusão no PNI. “Tivemos uma excelente notícia. Acabamos de sair de uma reunião com o ministro Marcelo Queiroga, que nos informou que o Ministério da Saúde está atendendo nosso pleito de inclusão dos bancários e bancárias no Plano Nacional de Imunização”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que também coordena o Comando Nacional.
“Isso traz um alívio para que a gente possa continuar atendendo a população mesmo durante a pandemia. A imunização reduz o risco de transmissão entre os nossos familiares e clientes”, afirmou Amanda Corcino, uma das representantes dos trabalhadores dos Correios e Telégrafos presente na reunião desta terça.
*Sul 21