Aumentam internações por síndrome respiratória associada à covid-19

Aumentou o número de internações entre os idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave associada à covid-19, nos estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É o que mostra o novo boletim Infogripe, da Fiocruz.

Já no Rio Grande do Sul foi observado aumento em quase todas as faixas etárias, com associação ao vírus sincicial respiratório em crianças e ao vírus influenza nas demais faixas.

A análise também aponta que em alguns estados do Nordeste, como Ceará, Pernambuco e Piauí, apesar de não ter sido registrado aumento de internações, a maior parte das hospitalizações de idosos nas últimas semanas foi causada pela covid.

A pesquisadora do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, alerta para a importância de as unidades de saúde aumentarem a vigilância.

Tatiana Portella também reforça a importância da adoção de medidas individuais de proteção, como o uso de máscaras e isolamento, em caso de sintomas.

Outros três estados apresentaram aumento de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Na Bahia, o aumento está concentrado em crianças de até 14 anos e está associado ao rinovírus.

Em Minas Gerais, houve crescimento de casos nas faixas etárias acima de 15 anos associado ao vírus da influenza.

Com exceção do Rio Grande do Sul, o estudo aponta estabilidade no número de casos da síndrome gripal ligados ao Vírus Sincicial Respiratório na maior parte do país. Esse vírus, no entanto, continua sendo a principal causa de internação e mortes entre crianças de até dois anos.

Fnte: LA+ 

Comentar