Setor é destaque na região
A Associação de Produção de Alevinos (Apas), de Seberi, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – campus de Frederico Westphalen, e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estão desenvolvendo encontros e cursos de capacitação mensalmente na linha Santo Antônio, no Vale das Águas, em Seberi.
Buscando capacitar e potencializar ainda mais os agricultores familiares e técnicos, estão sendo apresentados, durante os encontros, resultados com experimentos das novas técnicas de manejo técnico e nutricional aplicados na criação de tilápias. O local onde estão sendo desenvolvidos os experimentos corresponde a 18 hectares, sendo 8,9 de lâmina d’água com estrutura adequada para atividade da piscicultura, que conta com cinco viveiros localizado no Vale das Águas.
São realizados cursos, palestras, seminários, além de atividades de manejo na criação de peixes. Ao todo, cinco empresas de nutrição animal trabalham em parceria na atividade desenvolvida em Seberi – a Biobase, Supra, Puro-Trato, Presence e Goabi – apresentam seus produtos e as novas técnicas de inovação para o mercado de alevinos.
Para o coordenador do projeto de piscicultura e médico-veterinário, Lauro Luiz Chielle, a capacitação é permanente pela importância do projeto que está em andamento no município: a Unidade Regional Pública de Processamento e Comercialização de Peixes. “Esses eventos são realizados para alavancar ainda mais a produção na nossa região. Assim, buscamos qualificar ainda mais a mão de obra”, ressaltou Chielle.
Visitas técnicas
A Apas está com inscrições abertas para a excursão aos municípios de Maripá e Toledo, no Paraná, onde acontece a 17ª Festa do Peixe. O objetivo é conhecer ainda mais as instalações e o funcionamento do cultivo de alevinos na maior produtora do Brasil. Também já está sendo programada a agenda da 3ª Festa do Peixe de Seberi, que nos anos anteriores aconteceu em apenas um dia, e que para este ano a programação será de três dias.
O evento será realizado nos dias 2, 3 e 4 de outubro, na Praça da Paz.
Renato Padilha/Folha do Noroeste