Assistência Social, CAPS e CRAS fazem mutirão para acolhimento pessoas em situação de vulnerabilidade em FW

Com previsão de baixas temperaturas para os próximos dias na região, a Prefeitura de Frederico Westphalen realizou um mutirão de acolhimento e orientação às pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade. O trabalho foi realizado pelas equipes da Secretaria de Assistência Social e Habitação (SMASH), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) nesta sexta-feira (28).

A rodoviária, praças e outros locais onde comumente há aglomeração de pessoas vulneráveis foram visitados. As pessoas foram alertadas sobre a onda de frio e orientadas para que procurem se abrigar na residência de amigos e familiares.

Conforme a Secretaria de Assistência Social e Habitação e o CAPS, a maior parte dos cidadãos orientados possui local para moradia ou estadia, como a casa própria ou de amigos e familiares. No caso das pessoas que não têm moradia ou familiares em Frederico Westphalen, a SMASH custeia passagem de ônibus para que o cidadão retorne à cidade de origem. 

Possibilidade de internação para desintoxicação

Além das orientações sobre a onda de frio, as equipes ainda repassaram instruções para os cidadãos que sofrem com dependência de álcool ou outras drogas. Para essas pessoas, foi disponibilizada possibilidade de internação para desintoxicação.

A internação é organizada pelo CAPS, que realiza a avaliação psiquiátrica dos cidadãos e encaminha à uma instituição de saúde, conforme disponibilidade no Sistema de Gestão de Internações (GERINT). Depois do tratamento, se manifestar interesse, o cidadão é direcionado a uma comunidade terapêutica, para reinserção na sociedade.

Fonte: João Victor Cassol/Ascom

Comentar