Quatro meses após aprovar a criação do cargo de Intérpretes de Libras no quadro de funções públicas do município, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen autorizou, na Sessão Ordinária da terça-feira, 28, a contratação dos primeiros profissionais. Os intérpretes atuarão na Secretaria Municipal de Educação e Cultura para auxiliar na inclusão de estudantes com deficiência auditiva, especialmente no processo de ensino-aprendizagem. “Quero destacar a contratação destes dois intérpretes para o município. Foi um debate constante na nossa primeira Semana Municipal da Pessoa com Deficiência que nasceu aqui na Câmara. Essa era uma necessidade do município, principalmente na área da Educação, então fico muito feliz que o município deu este passo. Temos muita coisa para fazer em termos de acessibilidade, mas já é um avanço. Nós aqui do Poder Legislativo também estamos anos adequando e, em breve, nossas Sessões também serão transmitidas na Língua Brasileira de Sinais, pois é um direito de todos acompanharem as Sessões desta Casa”, comentou o presidente Raul Pazuch da Silva.
O vereador Jacques Douglas de Oliveira também destacou a importância deste projeto para o município. “Minhas mãos e de todos desta Câmara estão neste projeto. Com certeza, a contratação destes profissionais só vem a somar ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação e, mais uma vez, quem ganha é a comunidade com o aval desta Casa Legislativa”, ressaltou Oliveira.
Agora, o Projeto de Lei vai para sanção do prefeito. Em seguida, a Secretaria de Educação deverá lançar o edital do Processo Seletivo para o preenchimento das duas vagas.
Legislativo também autoriza contratação de seis professores de Educação Física
Além das duas vagas destinadas aos intérpretes de Libras, o Processo Seletivo também irá contemplar a seleção de seis professores de Educação Física, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A autorização também foi aprovada pelos vereadores na Sessão Ordinária. “São contratações extremamente importantes. O que me preocupa é o momento da contratação, pois o ano letivo já iniciou e as crianças do município não podem ficar desassistidas. Se há a necessidade de contratação de professor, isso tem que ser feito antes do início do ano letivo. Além disso, esse projeto é uma matéria de Sessão Extraordinária tendo em vista a urgência destas contratações”, pontuou a vereadora Aline Ferrari Caeran.