AEFW e Núcleo da Mulher Empreendedora realizam No Tom da Conversa voltado ao outubro Rosa

A Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen realizou nesta quarta-feira, 19, a edição de outubro do No Tom da Conversa, no Salão Nobre da Entidade. O evento contou com a presença da responsável técnica e citologista clínica dos exames do laboratório Santa Maria, Janice Pavan Zanella e a diretora clínica e cardiologista da Oftalmocor em Frederico Westphalen, Alice Zanella Schmalfuss.

O No Tom da conversa desse mês é alusivo ao outubro rosa e trouxe como tema “A prevenção é um ato de amor com você e com quem você ama”. Esta edição é uma realização da AEFW através do Núcleo da Mulher Empreendedora, e conta com o apoio da Sicredi Conexão e da Unimed Noroeste.

A palestra iniciou com a fala da presidente da entidade, Patricia Cerutti, que deu as boas vindas as palestrantes e convidadas e frisou a importância do tema para o público feminino, que deve se atentar aos exames de prevenção não somente no mês em que ocorre a campanha. Também reforçou os convites para os cursos da Agenda Empresarial 2022, que acontecem em novembro.

A coordenadora e vice coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, Elenice Gawski e Débora Girardi, também agradeceram a presença das nucleadas e o empenho da entidade, juntamente com o núcleo, em promover eventos com pautas tão importantes.

Após, a presidente da comissão da mulher advogada subseção de Frederico Westphalen, Kelly de Almeida Carvalho, agradeceu e salientou a importância da temática do evento, e na oportunidade, convidou as nucleadas e convidadas para o evento “Tardezinha da CMA” que será realizado no dia 22 outubro, na Sede da OAB. Também alusivo ao outubro rosa, o evento abordará assuntos sobre a importância da alimentação e ferramentas para aperfeiçoar a imagem pessoal no ambiente de trabalho.  

Em seguida, a palestra teve início com a citologista, Janice Pavan Zanella, que dialogou sobre a importância dos exames preventivos em combate aos cânceres de mama e colo do útero. Janice destacou que o diagnostico precoce pode aumentar as chances de cura em até 95%. Também enfatizou sobre os períodos e idades em que os exames podem começar a serem realizados, principais sinais de alerta das doenças e fatores de risco.

Por fim, a cardiologista, Alice Zanella Schmalfuss, tratou do tema “A mulher e o coração”, chamando a atenção das convidadas sobre as doenças cardiovasculares. Alice apontou que “estatisticamente falando, as doenças do coração causam mais mortes do que em relação a todos os tipos de câncer que atingem o aparelho reprodutor feminino”. A profissional também pontuou sobre os principais fatores de risco, sinais de alerta, prevenções e respondeu perguntas dúvidas das convidadas a respeito das doenças cardíacas.

Ao final, a coordenadora e vice do Núcleo da Mulher Empreendedora, entregaram mimos as palestrantes convidadas.