Na manhã desta sexta-feira, 18, foi realizada a entrega da Licença Ambiental que autoriza a implantação adequada da Granja São Paulo no interior de Frederico Westphalen. Prefeitos de diversos municípios da região e demais autoridades se fizeram presentes na cerimônia. A Granja São Paulo, será construída na linha São Paulo, em uma área cedida pelo município de aproximadamente 25 hectares, no valor de R$ 550 mil. A granja terá 36 mil metros quadrados de área construída e o investimento total ultrapassa o valor de R$ 30 milhões.
O sócio-proprietário da Granja São Paulo, Leonir Balestreri, comenta sobre o investimento que os municípios devem realizar para conquistar grandes empreendimentos como este que Frederico Westphalen está recebendo:
A donatária, agropecuária Balestreri, terá os seguintes encargos: construir as instalações para implantação de uma unidade produtora de leitões, no prazo de 24 meses, no imóvel objeto de doação, com capacidade para 7 mil matrizes reprodutoras, potencial de produção de 3.500 leitões por semana e geração de 42 empregos diretos. Além de manter-se em atividade neste município pelo prazo mínimo de 10 anos.
A Secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Ana Pellini, destaca a importância da conservação ambiental e ressalta a positividade do empreendimento que está sendo realizado:
Durante o evento, foram apresentados vídeos institucionais da futura Granja São Paulo e ao final dos pronunciamentos foi realizada a entrega do documento de licença ambienta que confirma as condições para que as atividade cause o menor impacto possível ao meio ambiente.