Na tarde de terça-feira (22), a Secretaria de Assistência Social e Habitação (SMASH), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou o segundo encontro de gestantes “Mamães Assistidas 2025”, nas dependências do CRAS. O evento teve a participação da estagiária Emilin de Oliveira Pinto, do 8º semestre do curso de Nutrição da UniFatecie, que ministrou a palestra “Alimentação saudável na gestação: saúde da mãe e do bebê”. Após a explanação, as gestantes foram orientadas na confecção de toalhinhas de boca e cueiros para seus bebês.
O primeiro encontro, realizado no dia 8, teve a presença da enfermeira Carine Fin, que abriu o ciclo de encontros e conduziu uma conversa sobre “A importância do pré-natal e a vacinação (mãe/bebê)”.
A ação, organizada em seis encontros presenciais, continuará abordando temas relacionados à saúde física e mental da mãe e do bebê, como pré-natal, nutrição e aleitamento materno. Paralelamente, as participantes seguirão confeccionando itens do enxoval, sob a orientação da monitora de oficinas de artes do CRAS, Ângela da Silva. Além dos itens confeccionados, as gestantes receberão, no encerramento dos encontros, um kit maternidade contendo: banheira plástica infantil, bolsa de maternidade, travesseiro, algodão, manta, body, tip top, meias, shampoo, álcool, sabonete, pomada para assaduras e um termômetro eletrônico.
A iniciativa integra o programa municipal “Mamães Assistidas”, que tem como objetivo fortalecer ações já desenvolvidas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz. Voltada principalmente para gestantes que realizam o pré-natal nas unidades básicas de saúde, a participação nos encontros é aberta e não possui restrições de renda.
Além disso, gestantes com convênios médicos ou que realizam consultas em clínicas particulares também podem participar. Para mais informações, entre em contato com a equipe do PIM/Criança Feliz pelo WhatsApp (55) 99632-4173 ou com a SMASH pelo telefone (55) 3744-6943.