Como forma de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental nas regiões onde atua, a Sicredi Conexão, abriu o prazo para inscrições em mais uma edição do Fundo de Desenvolvimento Regional. A iniciativa, que desde 2018 tem apoiado projetos que fomentam a cooperação, a cidadania e o aprimoramento cultural e social, contribui para a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
As inscrições de novos projetos estão abertas até o dia 30 de abril, podendo ser feitas através do site, onde também estão disponíveis o regulamento atualizado, o cronograma e informações sobre projetos contemplados em edições anteriores. Para 2025, o Fundo destinará cerca de R$ 2,2 milhões para projetos e este valor é uma destinação estatutária de 3% do resultado do exercício e dos valores devolvidos e/ou não aplicados no último ano. Desde sua criação, em 2018, a Sicredi Conexão já investiu mais de R$ 10 milhões na iniciativa, beneficiando centenas de entidades e milhares de pessoas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
Categorias dos Projetos
Estímulo ao Empreendedorismo e Inovação:
Categoria destinada a projetos que visam promover o aprimoramento da qualificação técnica, infraestrutura e estímulo ao empreendedorismo e inovação, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, econômico e social. Os projetos de inovação podem se enquadrar nas seguintes subcategorias: a) negócios sustentáveis; b) implantação e apoio ao ambiente de inovação; c) projetos de pesquisa.
Ambientais:
Categoria voltada a projetos que tenham como objetivo promover, de forma sustentável, a educação ambiental e a preservação do meio ambiente. Os projetos podem abranger diversas áreas, como: a) recuperação da fauna e flora; b) gestão de resíduos; c) recursos hídricos; d) uso de fontes de energias renováveis.
Educação, Cultura, Sucessão e Desenvolvimento Profissional:
Engloba projetos e iniciativas que visam promover o desenvolvimento educacional, cultural, sucessório e esportivo além do desenvolvimento profissional e formação de lideranças nos empreendimentos familiares, empresariais e associativos.
Projetos que promovam a Intercooperação, Associativismo e Desenvolvimento Estrutural:
Essa categoria é destinada a iniciativas que contribuam para a promoção da intercooperação entre Cooperativas visando fortalecer o movimento cooperativista, potencializando os benefícios para os associados e a comunidade. No associativismo, busca apoiar projetos que incentivam a formação e o fortalecimento de associações e grupos comunitários, com o objetivo de promovera união e a representatividade dos membros, assim como o desenvolvimento de atividades conjuntas e estruturais para o benefício coletivo.
Promoção à Saúde Coletiva, Assistência Social e Segurança Pública:
Essa categoria engloba projetos que têm como objetivo promover a saúde coletiva de forma preventiva, mitigando riscos infecciosos e pandêmicos, além de promover a inclusão social e financeira e apoiar a segurança pública pessoal, estrutural e psicológica, promovendo a paz e fortalecendo as instituições sociais, de saúde e segurança.
Projetos de Apoio a Desastres:
Visa apoiar nas medidas de assistência à população, reconstrução da infraestrutura e retomada da normalidade nas atividades essenciais e comerciais, em situações de desastres naturais ou eventos extremos que causem impactos diretos às pessoas, sociedade, economia e meio ambiente. Esses projetos têm como objetivo oferecer suporte aos associados e comunidades afetadas, promovendo a solidariedade e a recuperação das regiões atingidas. Esta categoria é destinada exclusivamente ao comitê estratégico.
Governança
Os projetos inscritos nos municípios são apreciados nos Comitês Locais, criados em cada município em que a Cooperativa atua e compostos por membros representativos de entidades públicas e privadas locais que não possuam projetos cadastrados, mantendo assim imparcialidade nas decisões, conforme diretrizes previstas no próprio regulamento.
Cronograma para 2025
Fevereiro a abril – Inscrição dos Projetos
Maio – Apreciação dos Projetos pelos Comitês Locais
Junho – Divulgação dos Projetos Aprovados e Repasse dos Recursos
Junho a novembro – Execução dos Projetos
Dezembro – Prestação de contas