A onda de calor que atinge praticamente todo o território do Rio Grande do Sul deve persistir, pelo menos, até a próxima segunda-feira (10). É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém alerta de grande perigo e grau máximo desde quarta (5).
A estiagem, que afeta produtores rurais pelo quarto ano consecutivo, pode ser potencializada pela sequência de dias quentes, como explica Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).
“A produção mais atingida [pela estiagem] é a soja. Se continuar com esse calor, a tendência é de que vamos ter uma perda na soja que pode ultrapassar 50%”, afirma.
A saúde humana também pode ficar comprometida com o calorão. A Secretaria da Saúde do estado publicou alerta de sintomas que podem ser causados com a temperatura alta, além de dicas de como amenizar os efeitos no corpo humano.
Calor segue nos próximos dias
De acordo com a Climatempo, algumas cidades do RS ainda devem registrar pancadas de chuva isoladas nesta sexta-feira (7). As temperaturas altas continuam, com projeções de máximas acima dos 37ºC.
O Inmet publicou um alerta vermelho, de perigo intenso que segue até a próxima segunda-feira, com temperaturas 5ºC acima da média. Segundo o órgão, há perigos para a saúde por conta do calorão, “com riscos para a integridade física ou mesmo à vida”.
Estão dentro da área de alerta as regiões Central, Oeste, Norte e Metropolitana. Para o Sul, Litoral e Serra, também há um alerta de calor, porém menos intenso.
- Sexta-feira (7)
Segundo a Climatempo, as temperaturas continuam subindo, mas pancadas de chuva ganham força a partir da tarde de sexta, principalmente no Centro e Norte do estado. O sol ainda deve aparecer entre nuvens ao longo do dia, que ainda terá calor intenso e sensação de abafamento.
- Sábado (8)
A Climatempo aponta para sábado de instabilidades, seguindo com chances de pancadas de chuva sobre o estado. O sol deve predominar durante boa parte do dia, e a chuva deve ficar concentrada nas regiões do Planalto, Serra e Litoral Norte.
- Domingo (9)
No domingo, o sol predomina em boa parte do estado, com destaque para o Oeste, Campanha, região central, vales e sul, onde não há previsão de chuva. Já na faixa das Missões, Norte, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, há previsão de pancadas isoladas de chuva.
Onda de calor
Essa já é a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.
🔥 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
- No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
- Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.
Recorde histórico
A cidade de Quaraí, na Fronteira Oeste do RS, registrou 43,8ºC na terça-feira (4). De acordo com a Climatempo, essa é a maior temperatura registrada no Rio Grande do Sul desde pelo menos 1910, quando começaram as medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no estado.
Ainda de acordo com a Climatempo, essa é também a temperatura mais alta registrada no Brasil em 2025. Essa é a terceira vez que Quaraí atinge a marca no ano – antes, havia registrado calor de 42,5ºC, na segunda-feira (3), e 42,4ºC , em 23 de janeiro.
Efeitos na agricultura
A temperatura alta também preocupa produtores rurais e causa prejuízos em lavouras do estado. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 62 cidades já decretaram estado de emergência ou calamidade por conta da estiagem (veja lista completa abaixo). Outras 69 entraram com registro no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) do Governo Federal e aguardam aprovação.
Relação de Municípios com registro e decreto no S2ID – Em situação de emergência
- Arvorezinha
- Santa Margarida do Sul
- Manoel Viana
- Tupanciretã
- Rosário do Sul
- Cacequi
- Santiago
- Capão do Cipó
- Esperança do Sul
- Silveira Martins
- São Borja
- Júlio de Castilhos
- Maçambara
- São Nicolau
- São Miguel Das Missões
- Jari
- Toropi
- Porto Lucena
- Vila Nova do Sul
- Nova Esperança do Sul
- Uruguaiana
- Rolador
- São Pedro do Butiá
- Unistalda
- Itacurubi
- Santo Antônio Das Missões
- Boa Vista do Incra
- Jaguari
- São Francisco de Assis
- Porto Xavier
- Roque Gonzales
- Garruchos
- Independência
- Itaqui
- Pirapó
- São Luiz Gonzaga
- Quevedos
- Ubiretama
- Mata
- Entre-ijuís
- Dilermando de Aguiar
- Itapuca
- Faxinalzinho
- Santa Maria
- São Gabriel
- São Sepé
- São Pedro do Sul
- Vitória Das Missões
- Guarani Das Missões
- Caibaté
- Monte Belo do Sul
- São Vicente do Sul
- Itaara
- Alegrete
- Ivorá
- Bossoroca
- Quinze de Novembro
- Alecrim
- São Paulo Das Missões
- Porto Vera Cruz
- Restinga Seca
- Santana do Livramento
Cuidados com a saúde
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um alerta orientando profissionais da rede de saúde em relação à proteção à saúde da população durante o período de calor extremo.
O material foi elaborado pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps).
Atenção aos sintomas
Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como aliviar o calor