Meteorologistas da Climatempo preveem que uma nova onda de calor deve atingir o Rio Grande do Sul nesta primeira semana de fevereiro, elevando as temperaturas de 3ºC até 5ºC na maior parte do estado.
Em algumas cidades, os termômetros podem chegar a até perto dos 40ºC já neste sábado (1º), como nas regiões de Alegrete, Uruguaiana, Santa Rosa e São Borja.
Nas regiões Norte, Noroeste, Central, Fronteira Oeste do estado, a temperatura deve ficar até 5°C acima do normal. Nas regiões mais ao Leste, incluindo Serra, Região Metropolitana, Vales, a tendência é de calor de 3°C até 5°C acima da média.
Essa será a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.
Fevereiro deve ser marcado pela ocorrência de La Niña, fenômeno que tem impacto direto no padrão de chuvas. O calor intenso manterá a taxa de evaporação elevada, o que significa que a chuva pode não ser suficiente para compensar a deficiência hídrica em diversas regiões do estado. A previsão é de que o quadro piore a situação de estiagem no RS, que já castiga a produção agropecuária gaúcha pela falta de chuva.