Presidente da AEFW destaca empenho das entidades empresariais na questão envolvendo a ponte sobre o rio Uruguai em Iraí

A Associação Empresarial ACI/CDL Frederico Westphalen (AEFW) integrou um movimento regional para cobrar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) um esclarecimento sobre as condições da ponte sobre o rio Uruguai. A notícia divulgada pelo DNIT de Santa Catarina, que incluía a travessia de Iraí entre as estruturas em situação de risco, preocupou os empresários de Frederico Westphalen e região, cientes do grande impacto econômico que uma possível interdição da estrutura poderia causar.

O presidente da AEFW, Alessandro Dal Piva, em contato com outras lideranças empresariais e entidades, se colocou à disposição para auxiliar na articulação junto a autarquia, inclusive solicitando a Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) um apoio para uma urgência na resposta do órgão que tem a responsabilidade pela fiscalização e manutenção das rodovias federais.

Na última semana, através de Antônio Carlos Bacchieri Duarte, vice-presidente de Infraestrutura da Federasul, o superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, informou que a ponte está sendo monitorada e que não oferece riscos estruturais. Acrescentou ainda que a ponte receberá melhorias ainda em 2025, após licitação que será realizada no primeiro semestre.

Dal Piva destaca que o associativismo empresarial tem uma grande força de mobilização, tanto na esfera regional, quanto na esfera estadual, e que, também por meio da entidade mãe, será possível obter uma resposta rápida das autoridades. O presidente pontua que essas informações trazem segurança e ótimas perspectivas, uma vez que se sabe que esta importante estrutura receberá melhorias. 

O presidente da AEFW lembra ainda do empenho das lideranças regionais que representam a Federasul. “É importante destacar o trabalho das nossas lideranças que representam a Federasul na região, a vice-presidente estadual Simônia Gonçalves de Oliveira e o vice-presidente regional Ramir Severiano, que se empenharam em colocar a força da entidade à serviço da nossa comunidade”. Dal Piva conclui destacando que a AEFW está integrada às bandeiras importantes para a nossa região, “queremos trabalhar em conjunto com as demais entidades e não mediremos esforços para auxiliar estrategicamente sempre que for necessário, seja através do trabalho da nossa diretoria ou com o apoio da Federasul”.