O PET de Comunicação já é uma realidade no campus da UFSM-FW. Com atividades marcadas para o início de dezembro de 2024, o grupo PET Educom Clima fará sua estreia sob a tutoria da Profª. Drª. Claudia Hertes de Morais, contando com nove integrantes do corpo discente (bolsistas e não-bolsistas). Mas antes de tudo, você sabe o que significa PET?

Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos do PET:

  1. Desenvolver atividades acadêmicas com padrões de qualidade de excelência, por meio de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
  2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
  3. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
  4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
  5. Estimular o espírito crítico e a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.
  6. Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação.
  7. Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação.
  8. Contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior (IES), por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

PET Educom Clima atenderá a esses requisitos utilizando a Educomunicação, uma abordagem educacional que combina processos de comunicação e educação. O objetivo é promover a construção do conhecimento de forma colaborativa e participativa, desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade e estimulando os estudantes a enfrentarem os desafios contemporâneos da comunicação em meio à crise climática.

As atividades planejadas para o grupo envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a interdisciplinaridade. Isso permitirá que os alunos explorem temas de diferentes disciplinas em um mesmo trabalho enquanto atuam no grupo PET.

Conversamos com a Profª Cláudia, que nos contou quais atividades já estão listadas como compromissos dos futuros petianos:

  • Oficinas de educomunicação socioambiental;
  • Grupo de pesquisas sobre comunicação e meio ambiente;
  • Organização de eventos para reforçar as habilidades de jornalistas e relações públicas, como jornalismo digital, inteligência artificial, produção midiática, carreira profissional e de pesquisa, entre outros.

O grupo PET busca a autonomia dos estudantes participantes, que serão responsáveis por organizar as atividades, bem como divulgar e mobilizar os demais estudantes dos cursos para qualificar a formação nas duas carreiras.

O período de inscrição para participar do grupo PET Educom Clima está aberto do dia 7 ao dia 12 de novembro. Serão ofertadas seis (06) vagas para estudantes bolsistas, das quais quatro (04) vagas serão destinadas aos estudantes de jornalismo e duas (02) vagas aos estudantes de relações públicas. Além disso, o projeto conta com mais três (03) vagas para estudantes não bolsistas, sendo duas (02) para estudantes de jornalismo e uma (01) para estudantes de relações públicas.

Para participar, os estudantes devem atender aos requisitos listados no Edital/117/2024: 

  1. Estar matriculado entre o 2º e o 6º semestres em um dos dois Cursos com vagas disponíveis: Jornalismo ou Relações Públicas, no campus Frederico Westphalen
  2. Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais ao Programa de Educação Tutorial, nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, reuniões e demais atividades do grupo; 
  3. Não ser bolsista de outro programa no momento de assumir a vaga como bolsista.

O(a) estudante bolsista do grupo PET receberá, mensalmente, uma bolsa no valor de R$700,00. As bolsas de tutor(a) e estudantes serão pagas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Candidatos(as) contemplados(as) com o Benefício Socioeconômico fornecido pela UFSM terão prioridade na classificação para o recebimento da bolsa.

Além disso, do total de vagas, 20% serão destinadas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas, utilizando por analogia a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, que rege o Sisu. O PET Educom Clima, junto à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), fará a conferência da autodeclaração de preto, pardo ou indígena, mediante o número de matrícula. A autodeclaração para concorrer às vagas deste edital deve coincidir com a forma de ingresso na UFSM (ingressantes da cota racial).

O processo seletivo conta com três fases:

  1. Avaliação das informações da inscrição e do histórico escolar.
  2. Entrevistas (presenciais) com a comissão de seleção, composta pela Prof.ª Dr.ª Cláudia Hertes de Moraes, futura tutora do grupo PET, e pela Prof.ª Dr.ª Lana Campanella, docente convidada da área de Comunicação Social.
  3. Prova de texto (presencial) que contará com redação sobre tema atual (o tema será proposto no dia da prova).

Como se inscrever?

  1. Fazer o preenchimento do formulário de inscrição (entrar com o e-mail do google, de preferência o e-mail institucional – acad.ufsm). Link do formulário: https://forms.gle/H35vo6afjT15U6wE8
  2. No formulário, é necessário subir (anexar) os seguintes documentos em PDF: 1) Atestado de vínculo com o Curso de Graduação (emitido pelo Portal do Aluno); 2) Comprovante de Benefício Socioeconômico (quanto houver); 3) Histórico Escolar (emitido pelo Portal do Aluno); 4) Documento de Identificação oficial, com foto; 5) Autodeclaração (quando da concorrência em vagas reservadas, conforme item 2.2 no edital).

O resultado final da seleção será divulgado no dia 26 de novembro de 2024.

Acesse o edital.

Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail claudia.moraes@ufsm.br.

Fonte: Maria Luísa Lima e Mariana Marçal