Na tarde da última terça-feira (05), os alunos matriculados na disciplina de Agricultura Familiar: Cenários, tendências e Decisões, do curso de Agronomia da UFSM/FW realizaram uma visita técnica de aula prática à propriedade da família Brezinski no distrito de Castelinho em Frederico Westphalen. A disciplina é ministrada pelo professor Fernando Panno.
Estiveram presentes, além do professor e 17 alunos da disciplina, as médicas veterinárias Gabriela Manfro Magalhães e Andressa Grings, que por intermédio da Agência de Desenvolvimento do Médio e Alto Uruguai (ADMAU) prestam assistência para o empreendimento da senhora Elsa e seu filho Jorge Brezinski. A família possui uma agroindústria de frangos caipiras (Frangos Tio Jorge), que são comercializados na feira do produtor de Frederico Westphalen, juntamente com outros produtos, e nos mercados locais. Devido ao empenho dos proprietários e atuação da ADMAU, a pouco mais de um mês a empresa conquistou o selo Arte da agricultura familiar.
Segundo a médica veterinária Gabriela, o Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade, que assegura que os produtos alimentícios de origem animal foram elaborados de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, regionais, culturais e, vinculação ou valorização territorial. Com ele o comércio de determinado produto amplia-se a nível nacional. Ele é concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através da solicitação via Serviço de Inspeção Municipal.
A ADMAU demonstrou papel importante na conquista do Selo Arte para as agroindústrias de Frederico, por possuir profissionais seguros e capacitados para desenvolver tamanho trabalho dentro do Serviço de Inspeção Municipal, trazendo a valorização do produto advindo da agricultura familiar.
Para os acadêmicos de agronomia da UFSM/FW, futuros agrônomos, a experiência foi valiosa e gratificante, vivenciando in loco iniciativas empreendedoras, atuação e importância das instituições de fomento e práticas da agricultura familiar, ator socioeconômico fundamental para nossa região.
Fone para contato: 55 996486022 – Jorge
Fonte: Assessoria de imprensa UFSM/FW