Na semana passada, a agroindústria Charcuterie Leseux conquistou a certificação do Selo Arte por meio do Serviço de Inspeção Municipal, realizado pela equipe da ADMAU. Essa conquista permite à empresa comercializar seus produtos em nível nacional.

A Charcuterie Leseux é a 8ª Unidade de Beneficiamento de Carnes e Produtos Cárneos a obter o Selo Arte no Rio Grande do Sul e a 1ª agroindústria da região Noroeste do estado a alcançar essa certificação.

O Selo Arte é um certificado que garante que os produtos de origem animal são elaborados de forma artesanal, seguindo receitas e processos que valorizam características tradicionais, regionais e culturais, além de promover a identidade territorial. Esses produtos possuem propriedades organolépticas diferenciadas e seguem as Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação.

Ontem, 23 de outubro, a agroindústria Frangos Tio Jorge, com mais de dez anos de atuação em Frederico Westphalen e localizado no Distrito de Castelinho, também conquistou o Selo Arte.

Essa certificação, concedida pelo Ministério da Agricultura, é obtida com base em inspeções que comprovam que a produção segue métodos artesanais e que o estabelecimento conta com um serviço de inspeção oficial ativo. 

Marco Garcia, assessor técnico da ADMAU, destacou a importância do Selo Arte para o desenvolvimento das agroindústrias e da economia local. Segundo ele, “a ampliação do mercado é uma das principais vantagens para os produtores e agricultores, pois permite a comercialização com outras empresas em todo o país.”

Por Caroline Schepp