Cooperativa Escolar de Erval Seco/RS participa de curso de trufas

Em um momento de novos aprendizados aos associados da Cooperativa Escolar Cooper Plátanos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Castilhos, de Erval Seco/RS, cerca de 20 estudantes participaram de um curso voltado às melhores técnicas para a produção de trufas, oportunizado pela Sicredi Conexão por meio do programa “Capacitar”. Nas cooperativas escolares os estudantes são desafiados ao desenvolvimento de habilidades como, trabalho em equipe, liderança, responsabilidade e empreendedorismo, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro.

Criada em 2022, a Cooper Plátanos já possui um objeto de aprendizagem, que são produtos produzidos de forma colaborativa, além de instigar a participação ativa dos estudantes. De acordo com a presidente da cooperativa escolar, Sabrina Larosevki, o atual objeto de aprendizagem é a produção de mini-pizzas, mas com o curso de trufas oportunizado pela Sicredi Conexão, é uma nova possibilidade de inovar.

– A gente decidiu que, além das mini-pizzas, também íamos produzir algo doce. A cada encontro, discutimos a forma de fazer algo a mais e, encontramos no Sicredi, um parceiro para contribuir com a nossa evolução. Vamos levar essas práticas para a vida, para futuramente empreender, então, em nome de todos os associados da Cooper Plátanos, quero agradecer ao Sicredi por disponibilizar com essa capacitação – ressalta Sabrina.

O programa

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, desenvolvido pela Sicredi Conexão e as Secretaria Municipais de Educação, essa iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.

Atualmente, são 11 Cooperativas ativas, são elas: a Cooper Osvino, Cooper LG, Cooper Plátanos e Cooper Arco-Íris, de Erval Seco; a Cooper Castro, de Planalto; a Cooper SB, de Rodeio Bonito e a Cooper Rosa, de Seberi, no Rio Grande do Sul, além da Cooper Castelo, de Palmitos, Monter Bela, de Maravilha e Cooper Pratas de São Carlos, estas em Santa Catarina, e em Minas Gerais a Cooper Rio totalizando mais de 200 estudantes cooperados.

Comentar