O Figueirense suspendeu temporariamente 21 sócios que participaram de conflito entre torcidas no jogo contra o Caxias, pela 7ª rodada da Série C do Brasileiro, em junho, no Estádio Centenário.
Eles foram identificados pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, que encaminhou o ofício à 29ª Promotoria de Justiça da Comarca de Florianópolis e foi feita a solicitação do afastamento deles.
Além da suspensão no quadro de sócios-torcedores, o Figueirense também bloqueou por seis meses a compra de ingressos vinculados aos respectivos CPFs dos 21 torcedores.
Relembre a confusão em Caxias x Figueirense:
Durante a partida entre Caxias e Figueirense, um torcedor alvinegro ironizou a tragédia das enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul fazendo gestos em direção aos grenás.
Depois, no início do segundo tempo, membros das torcidas organizadas foram até uma cerca que dividia as torcidas, arrancaram a proteção e se enfrentaram.
A partida foi paralisada por cerca de três minutos até o policiamento dispersar a confusão.
Em campo, o Caxias venceu o Figueirense por 2 a 1. Marcelo e Tomas Bastos marcaram para os gaúchos, e Guilherme Pato descontou para os catarinenses.
Confira o comunicado do Figueirense:
“O Figueirense Futebol Clube SAF informa que na data da última sexta-feira (30/08/2024) procedeu, atendendo recomendação do MPSC, com a suspensão temporária do seu quadro de sócios-torcedores, e com o bloqueio da compra de ingressos vinculados aos respectivos CPFs, por prazo determinado de 06 (seis) meses, conforme resolução, dos 21 cidadãos identificados por meio de oficio encaminhado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul à 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, referente aos atos violentos ocorridos no Estádio Francisco Stédile (Centenário), em Caxias do Sul-RS, por ocasião da partida entre SER Caxias x Figueirense FC SAF, em 02/06/2024, pelo Campeonato Brasileiro – Série C.
As atitudes dos referidos cidadãos não representa a verdadeira torcida do Figueirense, pacífica, ordeira e alinhada aos princípios morais que sempre nortearam o “Time do Povo de Santa Catarina”.
O Figueirense repudia este e qualquer outro ato violento, praticado dentro ou fora do ambiente do futebol e se solidariza com todos os torcedores, que fazem do futebol uma grande festa e um ambiente de amizade e alegria.”
Veja a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina – publicado em 21/08:
“O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, recomendou à Federação Catarinense de Futebol (FCF) que proíba a participação, em eventos esportivos em estádios, de torcedores do Figueirense identificados em conflitos recentes. A medida vale para todos os estádios dentro do território nacional.
No último dia 2 de junho, o clube gaúcho S.E.R. Caxias recebeu em seu estádio o time do Figueirense para a realização de uma partida de futebol profissional pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a torcida organizada vinculada ao clube catarinense, Gaviões Alvinegros, protagonizou mais um lamentável episódio de violência, desta vez com proporções nacionais devido ao total desrespeito manifestado contra os cidadãos do estado vizinho. Vale destacar que a Gaviões Alvinegros já estava impedida de frequentar estádios de futebol, portando vestimentas e adereços característicos, por conta de atitudes violentas anteriores.
Naquele momento, quando o Rio Grande do Sul reunia forças para se reerguer depois de uma das maiores tragédias naturais de sua história, com mais de 140 mortos, milhões de atingidos e cidades inteiras devastadas, um membro da torcida organizada catarinense foi flagrado em rede nacional praticando gestos ofensivos – simulando um afogamento – como forma de provocar a torcida rival. A conduta lamentável desencadeou um confronto violento entre torcedores dos dois clubes.
Diante do fato vergonhoso e da flagrante afronta à decisão anterior, visto que alguns dos torcedores envolvidos utilizavam agasalhos da torcida organizada, a 29ª Promotoria de Justiça da Capital recomendou à Federação Catarinense de Futebol que mantenha afastados dos estádios, pelo período de seis meses, 21 torcedores da torcida organizada Gaviões Alvinegros identificados pelo 4º Batalhão de Choque de Caxias do Sul. Com o acolhimento da recomendação pela FCF, a decisão deverá ser comunicada aos clubes de futebol, aos torcedores e ao Comando da Polícia Militar de Santa Catarina.”
Agenda do Figueira
- Figueirense x Chapecoense | 10/09 | 21h30 | Scarpelli
- Concórdia x Figueirense | 14/09 | 16h | Domingos Machado de Lima
- Figueirense x Hercílio Luz | 22/09 | 15h | Scarpelli
- Figueirense x Barra | 29/09 | 15h | Scarpelli
Fonte: ge