Para a maioria dos torcedores, pênalti é sinônimo de gol. Mas esse raciocínio pode não se encaixar muito bem para os adversários de Juventude e Criciúma na atual temporada. Os dois clubes possuem os goleiros com mais penalidades defendidas durante o 90 minutos entre as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro.
De acordo com levantamento do Espião Estatístico do ge, Gabriel e Gustavo, respectivamente, acumulam três defesas cada um. O goleiro do Criciúma liderava o quesito de forma isolada até a noite de quarta-feira. Mas, na derrota por 2 a 1 do Juventude para o Inter no Beira-Rio, Gabriel parou duas cobranças, primeiro a de Enner Valencia e, no segundo tempo, a de Bruno Tabata, que aproveitou o rebote para fazer o gol.
A outra defesa realizada pelo goleiro do Ju, por incrível que pareça, também foi diante do Inter. No jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, Gabriel defendeu a cobrança do meia Alan Patrick. Naquele mesmo jogo, Gabriel chegou parar outra penalidade, batida por Enner Valencia, mas a cobrança acabou repetida por invasão do lateral-direito João Lucas e foi convertida pelo equatoriano.
Já Gustavo, considerado um dos ídolos da história recente do Tigre, ganhou a disputa com o cobrador em dois momentos no Brasileiro e um no estadual. Na Série A, evitou o gol de Pedro, do Flamengo, e de Vergetti, do Vasco. Já no Campeonato Catarinense, defendeu uma penalidade no último minuto das quartas de finais, diante do Hercílio Luz.
Os dois jogadores lideram o ranking de goleiros da Série A com mais defesas de pênaltis durante o tempo regulamentar. A relação não leva em consideração intervenções realizadas em disputas de penalidades.
Goleiros da Série A com mais pênaltis defendidos em 2024
- Gabriel (Juventude) e Gustavo (Criciúma) – 3 defesas
- Bento (Athletico), Ronaldo (Atlético-GO), Matheus Mendes (Atlético-MG), Cleiton (Bragantino), Matheus Donelli (Corinthians), Walter (Cuiabá), Vitor Eudes (Fluminense), João Ricardo (Fortaleza), Anthoni (Inter) e Léo Jardim (Vasco) – 1 defesa
Fonte: ge RS
Foto: Divulgação/Juventude