Conferência Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde acontece nesta quarta-feira, em Frederico Westphalen

O Conselho Municipal de Saúde de Frederico Westphalen, a Secretaria Municipal de Saúde e a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde realizam, nesta quarta-feira (19), a 1ª edição da Conferência Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. O evento acontece das 14 às 17 horas, na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen.

No encontro, serão eleitos os delegados que representarão a região na conferência estadual, a ser realizada no final de julho. No fim do ano, os representantes estaduais participam da conferência nacional, em Brasília.

FW, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito, Seberi, Tenente Portela, Três Passos e Vista Alegre são os municípios que formam a regional, e cada um deles elegerá quatro delegados na conferência desta semana.

Confira a programação completa da 1ª Conferência Educação na Saúde
14:00 – Abertura oficial
14:15 – Leitura e aprovação do Regimento
14:35 – Palestra de apresentação do tema da Conferência
15:00 – Formação dos três Eixos Temáticos propostos
15:50 Coffee break
16:00 – Eleição dos Delegados da 1ª CRGTES
16:20 – Plenária final da Conferência
17:00 – Encerramento ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho Educação na Saúde

Serviço
O quê: 1ª Conferência Regional de Saúde
Quando: Quarta-feira (19), a partir das 14 horas
Onde: Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen

Sobre a Conferência Nacional
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) com o apoio do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), acontecerá em Brasília (DF), de 10 a 13 de dezembro de 2024.

Após 18 anos de sua última realização, nessa edição, o evento tem entre os objetivos mobilizar todas as regiões de saúde do Brasil com foco na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além de revisar os processos de formação de profissionais da saúde. Ainda no primeiro semestre desde ano, conferências municipais e estaduais devem acontecer como etapa preparatória para a 4ª CNGTES.

A 4ª CNGTES é realizada sob um contexto histórico no Brasil, após uma série de ações que desrespeitaram os direitos trabalhistas e promoveram o enfraquecimento das ações de educação em saúde. Soma-se a isso o impacto da pandemia de covid-19 e sua repercussão direta no mercado de trabalho, com aumento de desemprego e ampliação das vulnerabilidades das trabalhadoras e dos trabalhadores, ampliando a desproteção social e submetendo-as a condições de trabalho, por vezes, inaceitáveis.

Documento orientador
Todas as informações e documentos orientadores para a realização da 4ª CNGTES estão disponíveis no site do CNS. Os documentos apresentam eixos, subeixos e perguntas norteadoras que poderão guiar conselheiras e conselheiros de saúde no planejamento e execução das conferências nos territórios.

O documento traz três eixos:

  • Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.
  • Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.
  • Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Cenário atual
O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) aponta que, atualmente, há no Brasil mais de 3 milhões de pessoas trabalhadoras em exercício no SUS. Desse total, 75% são mulheres, 47% possuem curso superior e a faixa etária média para ambos os gêneros é de 40 a 44 anos de idade. Em todas as cinco regiões, quem lidera o ranking de maior número de pessoas empregadas são técnicas(os) em enfermagem, ao todo, 769.203 mil profissionais. A 4ª CNGTES busca a valorização das pessoas que constroem o sistema público de saúde, em suas dimensões continentais, que englobam mais de 4 milhões de trabalhadoras(es) de diversas profissões de saúde de nível técnico, médio e superior.