Prefeitura disponibiliza plataforma para cadastrar voluntários dispostos a ajudar locais atingidos pelas chuvas

A Prefeitura de Frederico Westphalen lançou, nesta terça-feira (6), uma plataforma voltada ao cadastramento de voluntários dispostos a fornecer ajuda para os locais atingidos pelas chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias. O sistema foi desenvolvido em parceria com o Instituto Federal Farroupilha, campus de Frederico Westphalen (IFFar-FW).

Acesse a plataforma aqui.

Como vai funcionar o cadastro

No site, os cidadãos interessados em contribuir como voluntários poderão preencher uma ficha de inscrição e inserir informações sobre a disponibilidade de horários para atuarem no voluntariado, bem como destacar em qual área gostaria de contribuir. Os inscritos ainda poderão dizer se pretendem atuar na região de Frederico Westphalen ou em qualquer lugar do Rio Grande do Sul.

O sistema vai alimentar um banco de dados que será gerenciado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação (SMASH). Cada inscrito será contatado pela SMASH para ajudar em uma determinada localidade quando houver uma demanda ligada à área de atuação do voluntário.

Há diversas atividades fundamentais neste momento, seja nas cidades da região ou em outras áreas do Estado que foram afetadas com mais severidade. São necessários voluntários para a organização e embalagem das doações, na logística de entrega dos itens arrecadados, na assistência médica e psicológica para os atingidos e em atividades de limpeza e carpintaria, por exemplo.

Site também orienta sobre doações
A plataforma também servirá como local para orientação quanto às doações dos itens que serão destinados às famílias atingidas. Há uma lista com os itens mais necessários no momento e os pontos de arrecadação de donativos.

A Prefeitura de FW mantém um ponto de arrecadação aberto todos os dias da semana, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17h30min, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella. Os itens estão sendo entregues para as cidades da região afetadas pelas chuvas e para outras localidades do estado que sofreram com o desastre climático.

 
 
Fonte: João Victor Cassol/Ascom